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Tipo: TCC
Título: A Metacognição no autodidatismo: um estudo sobre os processos metacognitivos em músicos autodidatas
Autor(es): Paiva, Tiago Vasconcelos
Orientador: Nascimento, Marco Antonio Toledo
Palavras-chave em português: Metacognição;Autodidatismo;Músico Formal
Palavras-chave em inglês: Metacognition;Self-education;Formal Musician
Data do documento: 2023
Citação: PAIVA, T. V. (2023)
Resumo: Para Jonh Flavell (1976), a metacognição é a capacidade que as pessoas têm sobre seus próprios processos cognitivos, através de sua habilidade em controlar esses processos, monitorando-os, organizando-os e modificando-os para realização de determinadas tarefas. Autores como Hallan (2001) e Garcia e Dubé (2012) abordam a metacognição em música enfatizando o ensino tutorial, já os trabalhos realizados por pesquisadores do PESQUISAMUS, como Serafim (2021) e Cruz e Nascimento (2020) trazem a relação deste constructo e a música empregando-a ao Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais. Nesses dois casos, essas pesquisas estão relacionadas à educação musical em espaços formais, não abarcando a metacognição em músicos autodidatas, pois relaciona-se o desenvolvimento metacognitivo à interferência de um professor como agente instigador. Tendo em vista que um músico autodidata não possuiu um professor, é possível que este venha a possuir uma experiência metacognitiva similar aquela dos músicos formais? Para isso, objetivou-se a mensuração da experiência metacognitiva de músicos autodidatas e formais para que fossem comparadas. Como procedimento metodológico, utilizou-se o questionário auto-administrado para medir a experiência metacognitiva de músicos COMÉGAM (Garcia e Dubé, 2014) em 4 músicos profissionais, sendo 2 autodidatas e 2 formais. Os resultados não mostram diferenças significativas entre o nível de experiência metacognitiva dos participantes.
Abstract: For John Flavell (1976), metacognition is the capacity that people have over their own cognitive processes, through their ability to control these processes, monitoring them, organizing them and modifying them to perform certain tasks. Authors such as Hallan (2001) and Garcia and Dubé (2012) address metacognition in music by emphasizing tutorial teaching, while the works carried out by PESQUISAMUS researchers, such as Serafim (2021) and Cruz and Nascimento (2020) bring the relationship of this construct and music using it for the Collective Teaching of Musical Instruments. In these two cases, these studies are related to music education in formal spaces, not covering metacognition in self-taught musicians, since metacognitive development is related to the interference of a teacher as an instigating agent. Considering that a self-taught musician did not have a teacher, is it possible that the teacher will have a metacognitive experience similar to that of formal musicians? For this, the objective was to measure the metacognitive experience of self-taught and formal musicians so that they could be compared. As a methodological procedure, a self-administered questionnaire was used to measure the metacognitive experience of COMÉGAM musicians (Garcia and Dubé, 2014) in 4 professional musicians, 2 self-taught and 2 formal. The results do not show significant differences between the participants' level of metacognitive experience.
Descrição: PAIVA, T. V. A Metacognição no autodidatismo: um estudo sobre os processos metacognitivos em músicos autodidatas. 2023. 58f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79270
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0980463151643446
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5391-0062
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8365583478004188
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

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