Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79269
Tipo: TCC
Título: Além da teoria: um olhar sobre a realização de aulas práticas de química em escolas da CREDE 13
Título em inglês: Beyond theory: a look at conducting practical classes chemistry in CREDE Schools 13
Autor(es): Farias, Antonio Jucelino Martins de
Orientador: Longhinotti, Elisane
Palavras-chave em português: Experimentação;Infraestrutura;Laboratórios;Química - Ensino
Palavras-chave em inglês: Experimentation;Infrastructure;Laboratories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: FARIAS, Antonio Jucelino Martins de. Além da teoria: um olhar sobre a realização de aulas práticas de química em escolas da CREDE 13. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A experimentação, enquanto instrumento pedagógico, configura-se como uma alternativa promissora para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a implementação de aulas práticas ainda enfrenta obstáculos significativos, relacionados à falta de infraestrutura adequada, à limitação de tempo para preparação e realização das aulas, e à formação dos professores. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo mapear a realização de aulas práticas nas escolas estaduais de ensino médio pertencentes à 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 13). Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, envolvendo dois momentos principais. O primeiro consistiu na aplicação de um questionário quantitativo, destinado a coletar informações sobre a formação dos professores, a infraestrutura das escolas e a frequência das aulas práticas. No segundo momento, conduziu-se uma entrevista semiestruturada, de natureza qualitativa, com o objetivo de compreender a dinâmica e os desafios enfrentados durante a realização dessas aulas. A análise textual discursiva foi empregada como dispositivo analítico para a interpretação dos dados coletados. Os resultados indicaram um cenário promissor em termos de qualificação docente, com todos os professores possuindo licenciatura, e a maioria tendo pós-graduação e participado de formações continuadas nos últimos dois anos. Com relação a infraestrutura, a maior parte das escolas conta com laboratórios adequados, e 80% dos docentes realizam aulas práticas, predominantemente de caráter demonstrativo, pelo menos uma vez no mês. No entanto, notou-se a presença de desafios estruturais e pedagógicos que comprometem o pleno aproveitamento dos laboratórios, como a falta de materiais/equipamentos, a carga horária elevada dos professores, a superlotação das turmas e o número reduzido de aulas de Química no currículo. Ademais, constatou-se que a maioria dos professores não solicita atividades pós-práticas aos alunos, o que limita a construção efetiva do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente estudo evidenciou a necessidade de utilizar metodologias que incentivem a participação ativa dos alunos, como a experimentação investigativa, e de incorporar atividades pós-práticas para a efetiva construção do conhecimento.
Abstract: Experimentation, as a pedagogical tool, presents itself as a promising alternative to support the teaching-learning process. However, the implementation of practical classes still faces significant obstacles, related to the lack of adequate infrastructure, limited time for the preparation and execution of classes, and teacher training. In this context, the present study aimed to map the implementation of practical classes in state high schools under the jurisdiction of the 13th Regional Coordination for Educational Development (CREDE 13). To this end, an exploratory study was conducted, involving two main phases. The first phase consisted of a quantitative questionnaire aimed at collecting information about teacher training, school infrastructure, and the frequency of practical classes. The second phase involved a semi-structured interview, of a qualitative nature, aimed at understanding the dynamics and challenges faced during the implementation of these classes. Discursive textual analysis was employed as an analytical tool for interpreting the collected data. The results indicated a promising scenario in terms of teacher qualifications, with all teachers holding a degree and most having postgraduate education and participating in continuing education programs in the last two years. Regarding infrastructure, most schools have adequate laboratories, and 80% of the teachers conduct practical classes, predominantly of a demonstrative nature, at least once a month. However, structural and pedagogical challenges were noted that compromise the full utilization of the laboratories, such as the lack of materials and equipment, the heavy workload of teachers, overcrowded classrooms, and the limited number of Chemistry classes in the curriculum. It was also found that most teachers do not assign post-lab activities to students, which limits the effective construction of knowledge. From this perspective, the present study highlighted the need to adopt methodologies that encourage active student participation, such as investigative experimentation, and to incorporate post-lab activities for the effective construction of knowledge.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79269
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8768601943511313
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_ajmfarias.pdf405,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.