Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79267
Tipo: TCC
Título: Produção de cleasing oil a partir do óleo essencial das cascas de laranja-doce (Citrus sinensis): um recurso educacional para o ensino médio
Título em inglês: Production of cleasing oil from essential oil from peels sweet orange (Citrus sinensis): an educational resource for high school
Autor(es): Negreiros, Anna Beatriz Sousa Freires
Orientador: Pimenta, Antônia Torres Ávila
Palavras-chave em português: Oficina temática;Funções orgânicas;Cosméticos;Química - Ensino
Palavras-chave em inglês: Thematic workshop;Organic functions;Cosmetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: NEGREIROS, Anna Beatriz Sousa Freires. Produção de cleasing oil a partir do óleo essencial das cascas de laranja-doce (Citrus sinensis): um recurso educacional para o ensino médio. 2024. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: As oficinas temáticas surgem como uma proposta metodológica que integra a contextualização e a experimentação no processo educativo, promovendo a aprendizagem significativa e o desenvolvimento do pensamento crítico. Atualmente, o modelo de ensino tradicional compromete a compreensão dos alunos, pois se fundamenta em uma aprendizagem passiva e superficial. Este trabalho teve o intuito de avaliar a eficácia na aprendizagem do conteúdo de Funções Orgânicas Oxigenadas em turmas de 3° ano do Ensino Médio, através de uma oficina temática estruturada em Três Momentos Pedagógicos, voltada para o desenvolvimento de um dermocosmético, obtido a partir do óleo essencial extraído da casca da laranja-doce. A oficina se iniciou com a aplicação de um questionário de diagnóstico e uma discussão a respeito dos padrões estéticos e do consequente uso indevido de produtos que apresentam riscos à saúde. Após a discussão, foi realizada uma aula com os conceitos teóricos de Funções Orgânicas Oxigenadas. O segundo e o terceiro momento seguiram-se com a aula prática expositiva de extração de óleo essencial por hidrodestilação e a produção do cleasing oil, respectivamente. O questionário de diagnóstico mostrou que 85,7% de 42 alunos tinham conhecimento baixo ou mínimo sobre o conteúdo de funções orgânicas. Além disso, nas perguntas subjetivas e objetivas, os estudantes do curso de Finanças atribuíram menor importância à disciplina que os estudantes do curso de Estética. No questionário de avaliação, aplicado depois da realização do projeto, os dados coletados indicaram que a oficina permitiu uma participação mais ativa, auxiliou na compreensão do conteúdo e contribuiu para atenuar as diferenças de percepção da relação entre a Química e a vida cotidiana entre os estudantes dos cursos profissionalizantes, uma vez que 84,3% classificaram sua compreensão sobre a relação entre funções orgânicas e as funções estéticas como nível alto ou máximo e 69,1% avaliaram seus conhecimentos de Funções orgânicas oxigenadas como nível alto ou nível máximo. Pode-se concluir que a proposta metodológica escolhida foi eficaz e contribuiu para tornar a aprendizagem do conteúdo de Funções Orgânicas Oxigenadas mais significativa e relevante.
Abstract: Thematic workshops have emerged as a methodological proposal that integrates contextualization and experimentation into the educational process, promoting meaningful learning and the development of critical thinking. Currently, the traditional teaching model compromises students' understanding, as it is based on passive and superficial learning. The aim of this work was to evaluate the effectiveness of learning the content of oxygenated organic functions in 3rd year high school classes, through a thematic workshop structured in three pedagogical moments, aimed at developing a dermo-cosmetic obtained from the essential oil extracted from the peel of the sweet orange. The workshop began with the application of a diagnostic questionnaire and a discussion about aesthetic standards and the consequent misuse of products that pose health risks. After the discussion, a lesson was given on the theoretical concepts of oxygenated organic functions. The second and third moments were followed by a practical lecture on the extraction of essential oil by hydrodistillation and the production of cleasing oil, respectively. The diagnostic questionnaire showed that 85.7% of 42 students had low or minimal knowledge of the content of organic functions. In addition, in the subjective and objective questions, the Finance students attributed less importance to the subject than the Aesthetics students. In the evaluation questionnaire, applied after the project had been carried out, the data collected indicated that the workshop allowed for more active participation, helped in understanding the content and contributed to attenuating the differences in perception of the relationship between chemistry and everyday life among the students on the vocational courses, since 84.3% rated their understanding of the relationship between organic functions and aesthetic functions as high or maximum level and 69.1% rated their knowledge of oxygenated organic functions as high or maximum level. It can be concluded that the methodological proposal chosen was effective and helped to make learning the content of oxygenated organic functions more meaningful and relevant.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79267
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6188604346068794
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2536750592337087
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_absfnegreiros.pdf7,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.