Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79266
Tipo: TCC
Título: Percepção dos alunos do ensino médio acerca dos modelos atômicos: uma abordagem lúdica
Título em inglês: High school students' perception of the models atomicos: a playful approach
Autor(es): Alves, Ana Karoline de Freitas
Orientador: Ferreira, Elano Nery
Palavras-chave em português: Ensino de Química;Modelos atômicos;Jogo didático;Jogos educativos
Palavras-chave em inglês: Chemistry teaching;Atomic models;Educational game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: ALVES, Ana Karoline de Freitas. Percepção dos alunos do ensino médio acerca dos modelos atômicos: uma abordagem lúdica. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O ensino de Química é, frequentemente, percebido pelos alunos como um desafio, especialmente quando os conteúdos são transmitidos de forma tradicional e focados na memorização e em fórmulas. Assim, com a falta de interesse e de motivação, que geralmente é percebida em sala de aula pelos professores em relação à disciplina de Química, este trabalho visa aplicar um jogo de cartas de memória didático sobre modelos atômicos, com o intuito de tornar o aprendizado mais envolvente. Para isso, a metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi dividida em três etapas principais. A primeira foi a aplicação de um questionário inicial para os alunos a fim de avaliar o conhecimento prévio e suas expectativas em relação aos modelos atômicos. Em seguida, na segunda etapa, foi realizada uma atividade didática, utilizando o jogo de cartas como ferramenta de ensino e por fim, na terceira etapa, um segundo questionário foi aplicado, com o objetivo de avaliar a contribuição do jogo em termos de diversão, motivação e aprendizagem. Os resultados indicaram que o jogo funcionou como uma ferramenta lúdica eficaz, evidenciado pela contribuição que o jogo da memória proporcionou aos discentes (maior que 50%) na consolidação do entendimento dos modelos atômicos. Constata-se também a apreciação pelo recurso de ensino empregado, com mais de 80% de respostas positivas e a manifestação de interesse por parte dos discentes (maior que 60%), por aulas diferenciadas e com outras estratégias etodológicas como o jogo da memória dos modelos atômicos. Ainda, o jogo didático revelou ser adequado apenas como um complemento a outras metodologias de ensino, ao invés de ser utilizado como única abordagem pedagógica.
Abstract: The teaching of Chemistry is often perceived by students as challenging, especially when the content is delivered in a traditional manner, focusing on memorization and formulas. This lack of interest and motivation typically observed in classrooms led this study to implement an educational memory card game on atomic models, aiming to make learning more engaging. The methodology was divided into three main stages. First, a preliminary questionnaire was administered to assess students' prior knowledge and expectations regarding atomic models. In the second stage, a didactic activity was conducted using the card game as a teaching tool. Finally, in the third stage, a post-activity questionnaire was applied to evaluate the game’s contribution in terms of fun, motivation, and learning. The results indicated that the game functioned as an effective playful tool, with more than 50% of students improving their understanding of atomic models. Additionally, over 80% of the responses were positive regarding the teaching method, and more than 60% of students expressed interest in differentiated lessons using other methodological strategies, such as the memory card game. However, the game proved to be suitable only as a complement to other teaching methods rather than as a standalone pedagogical approach.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79266
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9317246193642911
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9602546335999886
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_akfalves.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.