Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79265
Tipo: TCC
Título: A contextualização como ferramenta facilitadora no aprendizado do conteúdo de radioatividade
Título(s) alternativo(s): Contextualization as a facilitating tool in learning radioactivity content
Autor(es): Lopes, Isaac Lucas Araújo
Orientador: Rebouças, Louhana Moreira
Palavras-chave em português: Radioatividade;Contextualização;Aprendizagem significativa
Palavras-chave em inglês: Radioactivity;Contextualization;Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: LOPES, Isaac Lucas Araújo. A contextualização como ferramenta facilitadora no aprendizado do conteúdo de radioatividade. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A radioatividade ocorre quando um núcleo instável libera partículas (prótons e nêutrons) ou energia para adquirir estabilidade, são os chamados decaimentos radioativos. No cotidiano, são inúmeras as áreas que fazem uso dessa ciência, como na agricultura, na medicina, na indústria em geral e entre outras. Considerando a sua relevância para a sociedade e a forma superficial como é tratado por alguns livros do ensino médio, se faz muito importante o ensino significativo dessa temática. Existem várias ferramentas em sala de aula que podem ser utilizadas para a aprendizagem significativa de diversos conteúdos, uma delas é a contextualização, que consiste em relacionar o conteúdo novo com os conceitos que o aluno, de certa forma, já possui. Ausubel afirma em sua teoria que ao relacionar o conhecimento prévio dos alunos (subsunçores) com o novo conhecimento a ser adquirido a aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz, tornado esse conhecimento algo duradouro e aplicável. Entretanto é necessário o uso de organizadores prévios, que tem o papel fundamental de fazer a ligação entre novos conhecimentos e os subsunçores. No presente trabalho as notícias foram usadas como organizadores prévios por estarem inseridas na realidade social, cultural e econômica dos alunos, além das notícias, podem ser utilizados também, filmes, séries e até mesmo memes. Para atestar a efetividade da contextualização na aprendizagem significativa dos alunos, foi usado questionário para a coleta qualitativa de dados e a sua interpretação ocorreu com a comparação dos resultados encontrados com os resultados já encontrados na literatura. A partir da análise dos resultados, pode-se concluir que houve aprendizagem significativa dos alunos, uma vez que estes além de entenderem corretamente o conceito de radioatividade, conseguiram também exemplificar seu uso no cotidiano. Palavras-chave: radioatividade; contextualização; aprendizagem significativa
Abstract: Radioactivity occurs when an unstable nucleus releases particles (protons and neutrons) or energy to acquire stability, these are the so-called radioactive decays. In everyday life, there are countless areas that make use of this science, such as agriculture, medicine, general industry, and others. Considering its relevance to society and the superficial way it is treated by some high school textbooks, it is very important to teach this topic meaningfully. There are several tools in the classroom that can be used for the meaningful learning of various contents, one of them is contextualization, which consists of relating the new content to the concepts that the student, in a certain way, already possesses. Ausubel states in his theory that by relating the students' prior knowledge (subsumes) to the new knowledge to be acquired, learning occurs more effectively, making this knowledge something lasting and applicable. However, the use of advance organizers is necessary, which has the fundamental role of making the connection between new knowledge and subsumes. In the present work, news articles were used as advance organizers because they are inserted in the social, cultural and economic reality of students, in addition to news, films, series and even memes can also be used. To verify the effectiveness of contextualization in the meaningful learning of students, a questionnaire was used for the qualitative collection of data and its interpretation occurred with the comparison of the results found with the results already found in the literature. From the analysis of the results, it can be concluded that there was significant learning by the students, since they, in addition to understanding the concept of radioactivity correctly, were also able to exemplify its use in everyday life. Keywords: radioactivity; contextualization; meaningful learning
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79265
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5610735610552613
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6471543020332363
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_ilalopes.pdf739,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.