Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79264
Tipo: | TCC |
Título: | A construção de modelos como proposta para o ensino de geometria molecular |
Título em inglês: | The construction of models as a proposal for teaching molecular geometry |
Autor(es): | Nascimento, Lucas Anderson Albuquerque |
Orientador: | Queiroz, Sérgio de Oliveira |
Palavras-chave em português: | Ensino de Química;Modelos moleculares;Geometria molecular;Metodologias ativas |
Palavras-chave em inglês: | Teaching chemistry;Molecular models;Molecular geometry;Active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | NASCIMENTO, Lucas Anderson Albuquerque. A construção de modelos como proposta para o ensino de geometria molecular. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho investiga a utilização de modelos moleculares como uma estratégia didática, baseada em metodologias ativas, para facilitar o ensino de Química no ensino médio, abordando especificamente o tema da geometria molecular. Dada a dificuldade que muitos alunos enfrentam em visualizar conceitos abstratos, a construção de modelos físicos foi proposta como uma solução inovadora para tornar o aprendizado mais acessível, concreto e significativo. A metodologia aplicada, fundamentada na aprendizagem ativa, incluiu a confecção de modelos moleculares por alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio, utilizando materiais simples como bolinhas de isopor e palitos de dentes. O processo envolveu a revisão teórica, a formação de grupos, a construção dos modelos e a aplicação de um questionário para avaliar o impacto da atividade. Os resultados mostraram que a abordagem prática e visual proporcionou uma melhor compreensão dos conceitos teóricos, além de aumentar significativamente o engajamento e a participação dos alunos. Dessa forma, é possível constatar que a utilização de modelos moleculares, aliados a metodologias ativas, constitui uma prática pedagógica de grande eficácia, sendo fortemente recomendada sua continuidade e ampliação no ensino de Química. Nesse sentido, acredita-se que este estudo possa se tornar uma referência fundamental para o ensino e a pesquisa na área de Educação Química. |
Abstract: | This work investigates the use of molecular models as a didactic strategy, based on active methodologies, to facilitate the teaching of chemistry in high school, specifically addressing the topic of molecular geometry. Given the difficulty many students face in visualizing abstract concepts, the construction of physical models was proposed as an innovative solution to make learning more accessible, concrete and meaningful. The methodology applied, based on active learning, included the making of molecular models by students in a first-year high school class, using simple materials such as Styrofoam balls and toothpicks. The process involved a theoretical review, the formation of groups, the construction of the models and the application of a questionnaire to assess the impact of the activity. The results showed that the practical and visual approach provided a better understanding of the theoretical concepts, as well as significantly increasing student engagement and participation. In this way, it can be seen that the use of molecular models, combined with active methodologies, is a highly effective pedagogical practice, and its continuation and expansion in chemistry teaching is strongly recommended. In this sense, it is believed that this study could become a fundamental reference for teaching and research in the area of Chemistry Education. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79264 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1379574108187412 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_laanascimento.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.