Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79263
Tipo: TCC
Título: Cartazes e cartilha: recursos didáticos para a conscientização sobre o uso seguro de produtos de limpeza
Título em inglês: Posters and booklets: teaching resources for awareness about safe use of cleaning products
Autor(es): Nobre, Carla Vitória de Castro
Orientador: Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Palavras-chave em português: Produtos de limpeza;Saneantes;Cartilha informativa;Reações químicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2024
Citação: NOBRE, Carla Vitória de Castro. Cartazes e cartilha: recursos didáticos para a conscientização sobre o uso seguro de produtos de limpeza. 2024. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Produtos de limpeza são preparações necessárias para higienizar e desinfectar diversos ambientes, sendo essenciais para a remoção de bactérias e sujidades. No entanto, o uso inadequado e a mistura indevida desses saneantes representam riscos potenciais à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente. Os desafios estão diretamente relacionados à falta de conhecimento sobre a manipulação e a mistura errônea dessas substâncias, evidenciando a necessidade da conscientização sobre os riscos das misturas caseiras e o uso seguro de produtos domissanitários. Tendo isso em vista, o presente trabalho buscou promover a conscientização e o interesse sobre os riscos das misturas indevidas de produtos de limpeza por meio da elaboração e uso de cartazes criados por estudantes do Ensino Médio. Esses cartazes, posteriormente, foram utilizados para a criação de uma cartilha informativa contendo orientações claras e acessíveis sobre os riscos associados à manipulação inadequada e à combinação desses saneantes, visando prevenir possíveis acidentes e danos à saúde dos alunos e da comunidade escolar. A pesquisa foi conduzida com 29 alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEFM Professor Hermenegildo Firmeza, através de uma sequência didática que envolveu uma série de etapas. A avaliação do trabalho se deu a partir da coleta de dados realizadas em duas fases. Primeiramente, foi aplicado um questionário de sondagem para avaliar a percepção dos alunos a respeito do tema abordado. Após o primeiro dia de trabalho, a pesquisadora elaborou uma cartilha informativa, baseada nos cartazes elaborados pelos estudantes durante a atividade, visando consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos de forma acessível e didática. No segundo dia de aplicação do trabalho, houveram as apresentações dos cartazes pelos grupos de alunos e um segundo questionário foi utilizado para avaliar a eficácia do trabalho e a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Por fim, através da análise dos dados obtidos com os questionários de sondagem e percepção, foi possível concluir que a cartilha foi bem recebida e contribuiu significativamente para o entendimento dos alunos sobre os perigos das misturas de produtos de limpeza, das reações envolvidas e os malefícios que estas podem gerar. A maioria dos alunos relatou um aumento na conscientização e na capacidade para lidar com esses produtos no seu dia a dia, além de expressarem uma maior confiança para disseminar essas informações entre seus familiares e amigos.
Abstract: Cleaning products are essential preparations for sanitizing and disinfecting various environments, playing a crucial role in the removal of bacteria and dirt. However, improper use and incorrect mixing of these sanitizers pose potential risks to human health and the environment. The challenges are directly related to the lack of knowledge about the handling and erroneous mixing of these substances, highlighting the need for awareness regarding the risks of homemade mixtures and the safe use of household cleaning products. In light of this, the present study aimed to promote awareness and interest in the risks of improper mixtures of cleaning products through the creation and use of posters designed by high school students. These posters were later utilized to create an informative booklet containing clear and accessible guidelines on the risks associated with the improper handling and combination of these sanitizers, aiming to prevent possible accidents and harm to the health of students and the school community. The research was conducted with 29 students from the 2nd year of high school at EEFM Professor Hermenegildo Firmeza through a didactic sequence involving several steps. The evaluation of the work took place through data collection in two phases. First, a survey questionnaire was administered to assess the students' perception of the topic addressed. After the first day of work, the researcher developed an informative booklet based on the posters created by the students during the activity, aiming to consolidate the knowledge acquired by the students in an accessible and didactic manner. On the second day of the project, the students presented their posters in groups, and a second questionnaire was used to evaluate the effectiveness of the project and the assimilation of the content by the students. Finally, through the analysis of the data obtained from the surveys and perception questionnaires, it was possible to conclude that the booklet was well-received and significantly contributed to the students' understanding of the dangers of mixing cleaning products, the reactions involved, and the harmful effects that these mixtures can generate. The majority of students reported an increased awareness and ability to handle these products in their daily lives, as well as greater confidence in disseminating this information among their family and friends
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79263
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1994618586474121
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439376096353996
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_cvcnobre.pdf19,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.