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Tipo: Dissertação
Título: “Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: a televisão na eleição presidencial de 1989
Autor(es): Estevão, Lucas Cavalcante
Orientador: Silva, Jailson Pereira da
Palavras-chave em português: Eleição de 1989;Horário Gratuito Político Eleitoral;Televisão
Palavras-chave em inglês: 1989 Election;Free Electoral Political Broadcast;Television
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2024
Citação: ESTEVÃO, Lucas Cavalcante. “Votar é muito mais sério que mudar de canal de televisão”: a televisão na eleição presidencial de 1989. 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias eleitorais da campanha presidencial de 1989 no meio de comunicação televisivo. Os usos da televisão no papel de produtor, reprodutor e difusor dos projetos de nação no Horário Gratuito Político Eleitoral constituíram-se como elementos fundamentais para vincular as produções propagandísticas aos discursos políticos das candidaturas à presidência da República, desenvolvendo espaços para a apropriação de conceitos políticos que retornaram à seara pública, como democracia, cidadania e direitos, no período pós-Ditadura Civil-Militar (1964-1985). As produções audiovisuais da campanha presidencial destacaram a importância do voto por meio do Horário Gratuito Político Eleitoral, apresentando aos telespectadores as expressões e as demarcações dos posicionamentos político-partidários da Nova República. A análise dos programas eleitorais nos oferece possibilidades de reflexões históricas sobre as imagens, os discursos e as reproduções sociais veiculadas na televisão na década de 1980. As dimensões expandidas pelas propagandas audiovisuais permitem uma análise dos contextos de produção, dos posicionamentos das legendas e sujeitos políticos e dos formatos de consumo, possibilitando a compreensão das demandas socioeconômicas e dos elementos visuais emergentes. Nesse sentido, o presente trabalho versa a respeito do papel da televisão na formação política dos brasileiros e da reprodução de estratégias audiovisuais na promoção das campanhas presidenciais na eleição de 1989.
Abstract: The aim of this paper is to analyze Brazil’s 1989 presidential campaign and its electoral strategies within television media. The use of television as a medium for producing, reproducing, and disseminating national agendas during campaign ads, known as Free Electoral Political Broadcasts (Horário Gratuito Político Eleitoral), became a crucial tool for aligning the propagandistic content with the political messaging of presidential candidates, which helped creating a landscape for the appropriation of political concepts that resurfaced in the public arena, such as democracy, citizenship, and rights, in the post-Civil-Military Dictatorship period (1964-1985). The audiovisual productions of the presidential campaign highlighted the importance of voting through the Free Electoral Political Broadcasts, presenting viewers with the expressions and political-party positions of the New Republic. Analyzing the electoral programs offers us opportunities for historical reflection on the images, discourses, and social reproductions disseminated on television in the 1980s. The expanded scope of audiovisual advertisements enable an analysis of production contexts, political party and candidate positions, and consumption formats, offering insights into emerging socioeconomic demands and visual trends. In this sense, this paper examines television's role in the political formation of Brazilians and the reproduction of audiovisual strategies in promoting presidential campaigns during the 1989 election.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79243
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7653600160734347
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1313713301411205
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

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