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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79227
Tipo: | Dissertação |
Título: | Curadoria e fertilização da sensibilidade |
Título em inglês: | Curating and the fertilization of sensitivity |
Autor(es): | Lacerda, Lucas Oliveira de |
Orientador: | Costa, Pablo Assumpção Barros |
Palavras-chave em português: | Curadoria;Sensibilidade;Estética;Política;Ecologia;Arte visuais |
Palavras-chave em inglês: | Curating;Sensibility;Aesthetics;Politics;Ecology;Visual arts |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | LACERDA, Lucas Oliveira de. Curadoria e fertilização da sensibilidade. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A nossa época padece de uma crise da sensibilidade, na qual as nossas energias vitais são capturadas pelo capitalismo neoliberal e o nosso aparelho sensório- perceptivo é embrutecido pelo excesso de estímulos. Diante desse cenário de degradação sensorial, esta pesquisa busca investigar qual é a potência da curadoria em realizar um levantamento dos sintomas que emergem das obras e, ao mesmo tempo, intervir na recepção estética do público por meio do que chamamos de "poética da fertilização". No primeiro capítulo, realizamos uma arqueologia da sensibilidade, escavando os discursos que historicamente foram proferidos sobre o campo do sensível, no qual escrevemos uma pequena história da sensibilidade e as relações entre estética e política; estética decolonial e a crise da sensibilidade. No segundo capítulo, ensaiamos a hipótese de que a poética é um artifício que dá acesso ao campo do sensível por meio da derrocada da linguagem e da aparição da imagem, atravessando discussões em torno do corpo, do desejo e da reenergização. No terceiro capitulo, ensaiamos a poética da curadoria e a sua potência crítica, de diagnóstico do mundo, e clínica, de transformação das subjetividades. No quarto capítulo, apresentamos o pensamento eco-curarorial presente em 15 (quinze) textos- documentos que nasceram de experimentações curatoriais realizadas durante o período do Mestrado em Artes (2022-2024). |
Abstract: | Our time suffers from a crisis of sensitivity, in which our contained energies are captured by neoliberal capitalism and our sensory-perceptual apparatus is brutalized by excess stimuli. Given this scenario of sensorial manipulation, this research investigates the power of curating to carry out a survey of the symptoms that emerge from the works and, at the same time, intervene in the public's aesthetic reception through what we call "poetics of fertilization". In the first chapter, we carry out an archeology of sensitivity, excavating the speeches that have historically been given about the field of the sensitive, in which we write a small history of sensitivity and the relationships between aesthetics and politics; decolonial aesthetics and the crisis of sensitivity. In the second chapter, we rehearse the hypothesis that poetics is an artifice that gives access to the field of the sensitive through the collapse of language and the appearance of the image, crossing the discussion around the body, desire and reenergization. In the third chapter, we rehearse the poetics of curation and its critical power in diagnosing the world, and clinically transforming subjectivities. In the fourth chapter, we present the eco-curatorial thinking presented in 15 (fifteen) text-documents that were born from curatorial experiments carried out during the Master's in Arts period (2022-2024). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79227 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-0072-5880 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5909467713679553 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2352095912659853 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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