Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79219
Tipo: TCC
Título: O estágio curricular e a educação de jovens e adultos: reflexão sobre a prática de estágio na escola de Ensino Médio Jesus Maria José, Fortaleza, CE
Autor(es): Santos, Carlos Jefferson Ribeiro dos
Orientador: Barbosa, Maria Edivani Silva
Palavras-chave em português: Educação de jovens e adultos;Eeografia;Estágio curricular
Palavras-chave em inglês: Youth and adult education;Geography;Curricular internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Carlos Jefferson Ribeiro dos. O estágio curricular e a educação de jovens e adultos: reflexão sobre a prática de estágio na escola de Ensino Médio Jesus Maria José, Fortaleza, CE. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Diante das dificuldades dos discentes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em aprender Geografia, este estudo analisa a forma de ensino das Ciências Humanas adotado na E.E.M Jesus Maria José, localizada no bairro Quintino Cunha, zona noroeste de Fortaleza,CE. Objetivou-se refletir sobre a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o papel da Geografia na formação desses educandos; compreender a importância da EJA para a formação cidadã; compreender a situação atual do processo de ensino e de aprendizagem na E.E.M. Jesus Maria José identificando a importância da Geografia nesse processo formativo com base nas experiências do estágio curricular em Geografia. Como processos metodológicos, foi realizado levantamento bibliográfico em livros de autores conceituados na área do ensino de jovens e adultos, livros voltados à educação e documentos oficiais. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo participante e é resultado das experiências vivenciadas nos estágios II e IV. Foi constatada a negligência com essa modalidade de ensino. Primeiro, pela Geografia ser lecionada por um profissional docente formado em História. Isso revela o extremo grau de dificuldade que os discentes têm em compreender a Geografia escolar. Segundo, pelo fato das aulas serem à noite, possuem uma carga horária bastante reduzida, e associa-se também os recursos didáticos escassos limitando-se a lousa, pincel, livro, caderno. A vivência no estágio nessa modalidade de ensino é fundamental para que cada vez mais jovens professores tenham interesse em pesquisar e aperfeiçoar as práticas de ensino em Geografia para essa modalidade e assim contribuir para formação crítica desses jovens e adultos trabalhadores.
Abstract: Given the difficulties of high school students in Youth and Adult Education (EJA) in learning Geography, this study analyzes the form of teaching Human Sciences adopted at E.E.M Jesus Maria José, located in the Quintino Cunha neighborhood, northwest of Fortaleza, CE . The objective was to reflect on the teaching modality Youth and Adult Education (EJA) and the role of Geography in the training of these students; understand the importance of EJA for citizenship training; understand the current situation of the teaching and learning process at E.E.M. Jesus Maria José identified the importance of Geography in this training process based on the experiences of the curricular internship in Geography. As methodological processes, a bibliographical survey was carried out in books by renowned authors in the area of teaching young people and adults, books focused on education and official documents. The research has a qualitative, participant-type approach and is the result of experiences in stages II and IV. Negligence with this type of teaching was found. First, because Geography is taught by a teaching professional trained in History. This reveals the extreme degree of difficulty that students have in understanding school Geography. Secondly, the fact that classes are held at night means they have a very reduced workload, and also the limited teaching resources are limited to a blackboard, brush, book, notebook. The internship experience in this teaching modality is essential so that more and more young teachers are interested in researching and improving Geography teaching practices for this modality and thus contributing to the critical training of these young and adult workers.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79219
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-0235-805X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_cjrsantos.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.