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Tipo: Dissertação
Título: O registro polêmico no hipergênero X: a Pandemia da Covid-19
Autor(es): Falcão, Maria Dayanne Sampaio
Orientador: Mendes, Maria Dores Nogueira
Palavras-chave em português: Registro polêmico;Pandemia;Rede social X
Palavras-chave em inglês: Controversial record;Pandemic;Social network X
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2024
Citação: FALCÃO, Maria Dayanne Sampaio. O registro polêmico no hipergênero X: a Pandemia da Covid-19. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar o registro polêmico sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, em tuítes postados entre março de 2020 e dezembro de 2021. A fim de contribuir com o aparato teórico-metodológico de Dominique Maingueneau, no campo de estudo da análise tecnodiscursiva. Para contemplar esse objetivo, investigamos a dimensão enunciativa, o comportamento da cena genérica do registro e delineamos os posicionamentos construídos na dimensão semântica do registro polêmico na plataforma X. Nossa base teórica, no percurso para a consecução desses objetivos, fundamenta-se, especificamente, no aparato teórico-metodológico de Dominique Maingueneau sobre registro polêmico (incluindo suas dimensões enunciativa, genérica e semântica) e web (cenografia digital e hipergênero). Além disso, fazemos pequenas incursões sobre o discurso digital, na visão de Marie-Anne Paveau. A escolha do corpus considerou o delineamento de 4 fases da polêmica sobre a pandemia Covid-19 no Brasil, ocorrida no X, no período de março de 2020 a dezembro de 2021, perfazendo um total de 22 tuítes, 14 deles postados por perfis de políticos com filiação partidária ligada à extrema-direita e 8 por políticos de partidos considerados de esquerda. Após a descrição e interpretação do registro polêmico no X, nos aprofundamos na análise das três dimensões do registro sobre a pandemia em tuítes, evidenciamos as modificações que a web causa em cada uma delas. Em razão do enfraquecimento das cenas genérica e englobante e do protagonismo das cenografias na web, há uma desestabilização na lógica tradicional do campo discursivo/gênero/texto. Os recursos disponíveis no hipergênero X (“fio”, hastaghs, “vídeos, prints, imagens, links...) propiciam a construção de cenografias verbais e digitais que por sua vez, criam novas formas de polemizar, de desqualificar adversários e argumentar em um embate polêmico (como a transformação da lógica de leitura do”terceiro” que se visa convencer, ao incluir vídeos ou links nos módulos dos tuítes, dessa forma, conferindo novas formas de aderir credibilidade aos posicionamentos). Como consequência, na dimensão semântica do registro, entendemos que essas novas formas de polemizar, argumentar... transformam e sofisticam a defesa dos posicionamentos envolvidos na polêmica sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Abstract: The objective of this research is to analyze the polemical discourse about the Covid-19 pandemic in Brazil, in tweets posted between March 2020 and December 2021. In order to contribute to Dominique Maingueneau's theoretical-methodological apparatus, in the field of study of technodiscursive analysis. To achieve this objective, we investigated the enunciative dimension, the behavior of the generic scene of the register and outlined the positions constructed in the semantic dimension of the Polemical discourse on platform in Dominique Maingueneau's theoretical-methodological apparatus on controversial registration (including its enunciative, generic and semantic dimensions) and the web (digital and hypergenre scenography). Furthermore, we make small forays into digital discourse, in the view of Marie-Anne Paveau. The choice of the corpus considered the outline of 4 phases of the controversy over the Covid-19 pandemic in Brazil, which occurred in X, from March 2020 to December 2021, making a total of 22 tweets, 14 of them posted by political profiles with party affiliation linked to the extreme right and 8 by politicians from parties considered to be left-wing. After describing and interpreting the polemical discourse on X, we delve deeper into the analysis of the three dimensions of the record about the pandemic in tweets, highlighting the changes that the web causes in each of them. Due to the weakening of generic and encompassing scenes and the protagonism of scenography on the web, there is a destabilization in the traditional logic of the discursive field/genre/text. Consequently, promoting changes in the construction and maintenance of discursive identities mobilized during the Covid-19 pandemic. The resources available in the hypergenre X (such as 'threads', hashtags, 'videos, screenshots, images, links...') facilitated the construction of verbal and digital scenographies, which in turn created new ways to polemicize, discredit opponents, and argue in a polemical debate (such as the transformation of the reading logic of the 'third party' one aims to convince, by including videos or links in the tweet modules, thus providing new ways to lend credibility to positions). Consequently, in the semantic dimension of the register, we understand that these new forms of polemicizing and arguing... have transformed and refined the defense of positions involved in the controversy surrounding the Covid-19 pandemic in Brazil.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79212
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-3105-4231
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8354083690233723
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-9765-8364
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0588921421860420
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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