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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79185
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação antirracista utilizando a sociologia através das questões s do ENEM |
Título em inglês: | Anti-racist education using sociology through ENEM questions |
Autor(es): | Soares, Raimundo Danúbio Maciel |
Orientador: | Lima, Alexandre Jeronimo Correia |
Palavras-chave em português: | ENEM;Educação antirracista;Ensino de Sociologia |
Palavras-chave em inglês: | Antiracist education;Teaching sociology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOARES, Raimundo Danúbio Maciel. Educação antirracista utilizando a sociologia através das questões s do ENEM. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Neste trabalho, apresento e analiso uma intervenção pedagógica antirracista desenvolvida ao longo de seis meses, estruturada em seis módulos. Cada módulo integra conteúdos do currículo de Sociologia com questões do ENEM que abordam as relações étnico-raciais. A intervenção visa promover o reconhecimento da identidade, origens e cultura dos negros brasileiros, além de fomentar uma crítica ao legado histórico brasileiro. Durante as aulas, utilizamos questões do ENEM de 1998 a 2022, solicitando aos discentes que avaliassem os temas e o grau de dificuldade de cada questão. Essa avaliação fornece um retorno pedagógico essencial para ajustar e alinhar o desenvolvimento dos conteúdos com a compreensão dos estudantes. A fundamentação teórica da intervenção baseia-se em uma pesquisa legislativa, curricular e bibliográfica sobre a luta antirracista no campo da educação e do currículo escolar. Inspiramo-nos na abordagem didático-pedagógica proposta por Gasparin (2002) em "Uma didática para a pedagogia histórico-crítica". Ao final do trabalho, esperamos que os estudantes se envolvam criticamente com as discussões, conceitos e teorias apresentados, desenvolvendo uma postura antirracista autônoma. |
Abstract: | In this work I present and analyze an anti-racist pedagogical intervention. It is a sequence of classes held for six months, divided into six modules, in which themes from the Sociology curriculum are developed, accompanied by ENEM questions related to the theme of ethnicracial relations. Especially issues that facilitate the promotion of pedagogical actions aimed at recognizing the identity, origins, culture of black Brazilians and that produce criticism in relation to the legacy of Brazilian history. As part of the activities, we ask the students to evaluate the questions worked on, listing the themes and the degree of difficulty, so that they have feedback in the pedagogical field to analyze how the content is being developed, creating a convergence between what was proposed and the perspectives understanding of students. To theoretically support the creation of the intervention, a legislative, curricular and bibliographical research was carried out on the anti-racist struggle in the field of education and the school curriculum. In terms of didactic-pedagogical inspiration, we follow the model proposed by Gasparin, 2002, in A didactic for historical-critical pedagogy. At the end of the work, we hope to engage students with discussions, concepts and theories in a critical way so that they can autonomously choose an anti-racist stance |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79185 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2060031890873692 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0287460826976151 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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