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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79162
Tipo: | TCC |
Título: | Formação continuada de docentes de Geografia para a educação inclusiva: panorama e perspectivas na educação básica regular municipal de Fortaleza e estadual do Ceará |
Autor(es): | Souza, Fabio José de |
Orientador: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
Palavras-chave em português: | Formação continuada docente;Geografia;Educação básica;Educação inclusiva |
Palavras-chave em inglês: | Continuing teacher education;Geography;Basic education;Inclusive education |
Palavras-chave em espanhol: | Formación permanente del profesorado;Geografía;Educación básica;Educación inclusiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOUZA, Fabio José de. Formação continuada de docentes de Geografia para a educação inclusiva: panorama e perspectivas na educação básica regular municipal de Fortaleza e estadual do Ceará. 2024. 130 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este trabalho visa analisar a formação continuada de docentes de Geografia da educação básica pública regular do município de Fortaleza e do estado do Ceará na perspectiva da educação inclusiva para pessoas com deficiência, no que toca a identificar quais cursos de formação continuada para a educação inclusiva estes(as) professores(as) possuem, bem como verificar quais políticas de formação docente no viés da educação inclusiva são desenvolvidas pelas secretarias de educação de Fortaleza (SME) e do Ceará (Seduc) para suas(seus) docentes de Geografia, além de examinar a importância que essas(es) docentes atribuem a essa possível formação face à realidade escolar que vivenciam e constatar com quais dificuldades para a educação geográfica inclusiva elas(es) se deparam na escola. Para a compreensão da temática da formação continuada docente, utilizam-se, principalmente, os estudos de Gómez (1995), Nóvoa (1995), Schön (1995), Lima e Pimenta (2002), Tardif (2006) e Imbernón (2009; 2011) e, acerca do tema da educação inclusiva, Miranda (2008), Mantoan (2015) e Lustosa (2021). Quanto ao ensino e docência de Geografia em sua relação com formação docente e educação inclusiva, conta-se especialmente com Callai (2005), Cavalcanti (2002, 2010, 2012), Rosângela de Almeida (2011a, 2011b) e Oliveira (2012). A metodologia segue os aspectos lógicos da abordagem qualitativa e de objetivo exploratório, ao passo que os procedimentos técnicos se pautam por documentações direta e indireta e questionário de tipo aberto. Quanto aos dados, seu tratamento ocorre por meio de análise de conteúdo e a sua interpretação, à luz da teoria crítica na educação com as(os) autoras(es) supramencionadas(os). Entre as(os) 22 docentes de Geografia participantes da pesquisa, revelou-se ser baixa a presença de formação para a educação inclusiva, principalmente entre as(os) da rede estadual do Ceará, além do fato da maioria não se sentir contemplada com os cursos disponibilizados pelas secretarias de educação. Destaca-se também que esses cursos são virtuais, se limitando ao aspecto aproximativo ao tema da inclusão e que as práticas de ensino geográfico inclusivo que ocorrem se devem a pesquisas pessoais das(os) docentes. O fato de haver avanços legais que garantem a pessoas com deficiência estudar em escolas comuns não significa que esse direito se converta de imediato em práticas inclusivas, sendo necessárias políticas diversas, entre elas a de formação continuada de docentes, para que a educação inclusiva, inclusive a geográfica, se torne realidade. |
Abstract: | This study aims to analyze the continuing education for geography teachers of regular basic education of the municipality of Fortaleza and the state of Ceará from the perspective of inclusive education for people with disabilities, in terms of identifying which continuing education courses for inclusive education these teachers have, as well as verifying which teacher education policies with a view to inclusive education are developed by the education departments of Fortaleza (SME) and Ceará (Seduc) for their geography teachers, in addition to examining the importance that these teachers attribute to this possible education in front of the school reality they experience and verifying which difficulties they face at school with regard to inclusive geographic education. In order to understand the theme of continuing teacher education, the studies of Gómez (1995), Nóvoa (1995), Schön (1995), Lima e Pimenta (2002), Tardif (2006) and Imbernón (2009; 2011) are mainly used, and, on the theme of inclusive education, Miranda (2008), Mantoan (2015) and Lustosa (2021). Concerning the teaching of Geography in its relationship with teacher education and inclusive education, Callai (2005), Cavalcanti (2002, 2010, 2012), Rosângela de Almeida (2011a, 2011b) and Oliveira (2012) are particularly cited. The methodological choice follows the logical aspects of the qualitative approach and the exploratory objective, while the technical procedures are based on direct and indirect documentation and an open-ended questionnaire. As for the data, its treatment occurs through content analysis and its interpretation in light of critical theory in education with the aforementioned authors. Among the 22 Geography teachers who took part in the research, the presence of training for inclusive education was revealed to be low, especially among those from the Ceará state school system, in addition to the fact that most of them do not feel contemplated with the courses provided by the education departments. It is also noteworthy that these courses are virtual and limited to the approximate aspect of the subject of inclusion, and that the inclusive geographic teaching practices that occur are due to the teachers’ personal research. The fact that legal advances have been made to guarantee people with disabilities to study in ordinary schools does not mean that this right will immediately be converted into inclusive practices, needing various policies, including ongoing teacher education, so that inclusive education, including geographical one, becomes reality. |
Resumen: | Este trabajo pretende analizar la formación permanente del profesorado de Geografía de la educación básica regular del municipio de Fortaleza y del estado de Ceará desde la perspectiva de la educación inclusiva para personas con discapacidad, en el sentido de identificar qué cursos de formación continua para la educación inclusiva estos profesores tienen, así como verificar qué políticas de formación de profesores con vistas a la educación inclusiva son desarrolladas por las secretarías de educación de Fortaleza (SME) y del Ceará (Seduc) para sus profesores de Geografía, además de examinar la importancia que estos profesores atribuyen a esta posible formación frente a la realidad escolar que viven y ver qué dificultades encuentran en la escuela con respecto a la educación geográfica inclusiva. Para comprensión del tema de la formación permanente del profesorado se utilizan principalmente los estudios de Gómez (1995), Nóvoa (1995), Schön (1995), Lima y Pimenta (2002), Tardif (2006) y Imbernón (2009; 2011) y, sobre el tema de la educación inclusiva, Miranda (2008), Mantoan (2015) y Lustosa (2021). En cuanto a la enseñanza y docencia de la Geografía en su relación con la formación docente y la educación inclusiva, están especialmente Callai (2005), Cavalcanti (2002, 2010, 2012), Rosângela de Almeida (2011a, 2011b) y Oliveira (2012). La metodología sigue los aspectos lógicos cualitativos y de objetivo exploratorio, mientras que los procedimientos técnicos se basan en documentaciones directa e indirecta y en cuestionario abierto. El tratamiento de los datos se produce a través del análisis de contenido y su interpretación, a la luz de la teoría crítica en educación con los autores dichos previamente. Entre los 22 profesores de Geografía participantes en la investigación, se reveló ser baja la presencia de formación para la educación inclusiva, especialmente entre los de la red del estado de Ceará, además de que la mayoría no se siente contemplada con los cursos ofrecidos por las secretarías de educación. También se destaca que estos cursos son virtuales, limitándose al aspecto aproximativo del tema de inclusión y que las prácticas de enseñanza geográfica inclusiva que ocurren se deben a investigaciones personales de los profesores. El hecho de que existan avances legales que garantizan a las personas con discapacidad estudiar en escuelas regulares no significa que este derecho se convierta inmediatamente en prácticas inclusivas, siendo necesarias diferentes políticas, entre ellas la formación permanente del profesorado, para que la educación inclusiva, incluyendo la geográfica, se haga realidad. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79162 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6636914520114233 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
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