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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Maria Elias-
dc.contributor.authorBarros, Zuleica Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-13T15:06:53Z-
dc.date.available2024-12-13T15:06:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROS, Zuleica Sousa. Os saberes docentes e a consciência fonológica: o que sabemos? O que ensinamos? 2024. 141 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79119-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the extent to which teacher training, regarding the development of children’s phonological awareness in literacy, is present in their didactic practice. The study was conducted with 12 literacy teachers who work in public schools in the city of São Luís, Maranhão. This research seeks, under a qualitative approach, in dialogue with quantitative research procedures, to raise the necessary data for the understanding of teaching knowledge related to phonological awareness. The research was organized in two moments: firstly, the collection of data on the profile and the survey of teachers’ conceptions, through the application of a questionnaire; and the second, observation and recording of the work developed in the classroom, as well as the analysis of the lesson plans. The present study is based on research related to phonological awareness, teacher training and reading and writing concepts with a focus on literacy and literacy practices in the early grades. The data analyzed reveal that the initial formation is a determining factor of the conceptions of reading and writing, especially those that focus on the work with the teaching practice based on the structure of the language. Furthermore, it was found that, of the phonological awareness content worked on in class, the syllable is the most representative.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs saberes docentes e a consciência fonológica: o que sabemos? O que ensinamos?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo avaliar em que medida a formação docente, no tocante ao desenvolvimento da consciência fonológica de crianças na alfabetização, está presente em sua prática didática. O estudo foi realizado com 12 professoras alfabetizadoras que trabalham na rede pública de ensino, no município de São Luís, Maranhão. Esta pesquisa busca, sob uma abordagem qualitativa, em diálogo com procedimentos quantitativos, levantar os dados necessários para a compreensão dos saberes docentes relacionados à consciência fonológica. A pesquisa foi organizada em dois momentos: primeiramente, procedeu-se a uma coleta dos dados sobre o perfil e as concepções docentes, por meio da aplicação de um questionário; e o segundo, à observação e registro do trabalho desenvolvido em sala de aula, bem como à análise dos planos de aula. O presente estudo fundamenta-se em pesquisas relacionadas à consciência fonológica, à formação docente e a concepções de leitura e de escrita, com foco nas práticas de alfabetização e de letramento nas séries iniciais. Os dados analisados revelam que a formação inicial é um fator determinante das concepções de leitura e de escrita, principalmente as que têm como foco a prática docente pautada na estrutura da língua. Além disso, constatou-se que, dos conteúdos da consciência fonológica trabalhados em sala, a sílaba é a mais representativa.pt_BR
dc.subject.ptbrConsciência fonológicapt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrLeitura e escritapt_BR
dc.subject.enPhonological awarenesspt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enReading and writingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8379-4082pt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/0875572752515508pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3747-1941pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5941161934316711pt_BR
local.date.available2024-12-13-
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