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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79114
Tipo: | Dissertação |
Título: | A arquitetura da informação das ferramentas de interação do Google classroom: uma investigação etnográfica |
Autor(es): | Nascimento, Carolina Linhares |
Orientador: | David, Priscila Barros David |
Palavras-chave em português: | Tecnologias digitais de informação e comunicação;Ambientes virtuais de aprendizagem;Google Classroom - ferramentas de interação;Arquitetura da informação |
Palavras-chave em inglês: | Digital information and communication technologies;Virtual learning environments;Google Classroom - interaction tools;Information architecture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | NASCIMENTO, Carolina Linhares. A arquitetura da informação das ferramentas de interação do Google classroom: uma investigação etnográfica. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Durante a pandemia da COVID-19 e em meio ao distanciamento social imposto pela crise sanit·ria de proporção mundial, o desenvolvimento de recursos tecnológicos, visando dar suporte aos processos educacionais, foi fortemente impulsionado, e dentre os eventos que merecem destaque inclui-se a intensificação do uso da plataforma Google Classroom. Nessa vertente, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a Arquitetura da Informação das ferramentas de interação do Google Classroom observando-se o fluxo do processo interacional. Como ponto de partida, levantamos o seguinte questionamento: em que medida a forma de organização das mensagens dentro das ferramentas de interaÁ„o da plataforma Google Classroom pode contribuir para que os usu·rios se engajem de forma mais satisfatÛria em discussıes online? Definida como uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória, considerando que o objeto de investigação em tela foi pouco explorado na literatura, busca-se investigar como a Arquitetura da Informação pode contribuir com o processo de interação dentro da plataforma Google Classroom. Com esse propósito, foi realizado um estudo de caso, sob o enfoque de uma abordagem qualitativa. Como lógica de investigação, a presente pesquisa adotou a etnografia interacional, de acordo com a abordagem proposta por Green, Dixon e Zaharlick (2005). No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, foram adotados procedimentos de observação, elaboração de diários de campo e a realização de entrevistas semiestruturadas. Como resultados da pesquisa, podemos destacar que mesmo considerado por muitos usu·rios um ambiente de f·cil e simples organização das informações, problemas de interação ainda são detectados pelos usuários do Google Classroom, fornecendo evidÍncias de que a forma como as mensagens estão organizadas atualmente nas ferramentas Mural, Comentário e Pergunta, torna o processo de interação confuso e pouco eficiente. |
Abstract: | During the COVID-19 pandemic and in the midst of the social distancing imposed by the global health crisis, the development of technological resources to support educational processes has been strongly boosted, and among the events that deserve to be highlighted is the intensification of the use of the Google Classroom platform. With this in mind, this research aims to evaluate the Information Architecture of Google Classroom's interaction tools by observing the flow of the interactional process. As a starting point, we raised the following question: to what extent can the way messages are organized within the interaction tools of the Google Classroom platform help users engage more satisfactorily in online discussions? Defined as an applied and exploratory study, considering that the object of investigation has been little explored in the literature, the aim is to investigate how Information Architecture can contribute to the interaction process within the Google Classroom platform. To this end, a case study was carried out using a qualitative approach. As a research logic, this study adopted interactional ethnography, according to the approach proposed by Green, Dixon and Zaharlick (2005). As far as data collection instruments are concerned, observation procedures, field diaries and semi-structured interviews were adopted. As a result of the research, we can highlight that even though it is considered by many users to be an environment where information is easily and simply organized, interaction problems are still detected by Google Classroom users, providing evidence that the way messages are currently organized in the Wall, Comment and Question tools makes the interaction process confusing and inefficient. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79114 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-5807-0384 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1324221182987543 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4580502642241951 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
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