Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78958
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relato de experiência do ensino da Filosofia no município de Pacatuba - Ceará: práticas exitosas desenvolvidas no 9º ano da escola professora Maria Mirtes Holanda do Vale |
Título em inglês: | Experience report on teaching Philosophy in the city of Pacatuba - Ceará: successful practices developed in the 9th year of the Maria Mirtes Holanda do Vale school |
Autor(es): | Rivellini, Maria de Fatima de Oliveira Silva |
Orientador: | Nicolau, Marcos Fábio Alexandre |
Palavras-chave em português: | Filosofia para crianças;Práticas exitosas;Filosofia;Ensino de filosofia;Filosofia - Estudo e ensino |
Palavras-chave em inglês: | Philosophy for children;Successful practices;Philosophy;Philosophy education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | RIVELLINI, Maria de Fatima de Oliveira Silva. Relato de experiência do ensino da Filosofia no município de Pacatuba - Ceará: práticas exitosas desenvolvidas no 9º ano da escola professora Maria Mirtes Holanda do Vale. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O ensino da filosofia é uma das maneiras mais efetivas de se construir sujeitos mais críticos e atuantes, sendo a sua introdução o mais precoce possível cada vez mais defendida. Ao trabalhar essa disciplina se está ajudando na construção de pessoas que consigam pensar por conta própria, sem serem influenciadas por informações falsas ou pelo senso comum. Na atualidade, o ensino da filosofia só é obrigatório a partir do primeiro ano do ensino médio, salva raras exceções, os alunos acabam só tendo contato com essa disciplina durante três anos da educação básica. Diversos autores dentre eles Matthew Lipman, Walter Kohan e Paulo Freire advogam pela inclusão da disciplina de filosofia o mais cedo possível dentro da educação básica, por isso esses autores servem de base para as discussões realizadas nessa dissertação. Dentro dessa perspetiva, o município de Pacatuba, localizado na região metropolitana de Fortaleza, se destaca ao ser um dos pioneiros na oferta dessa disciplina para os anos finais do ensino fundamental em suas escolas, demonstrando que entende a importância dessa disciplina. A metodologia deste trabalho o classifica como um relato de experiência, que traz aulas desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2023, para as turmas de 9º ano. Cada uma dessas aulas é apresentada e contextualizada, explanando a temática abordada, a habilidade que foi trabalhada de acordo com o referencial curricular do município, o tempo que foi necessário para a realização dela, uma explicação da atividade e dos resultados que foram percebidos. Sendo apresentado um total de 20 aulas. O objetivo geral do trabalho é o de apresentar práticas exitosas desenvolvidas em duas turmas de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Mirtes Holanda do Vale. Ao fim da realização desse trabalho foi possível perceber que os alunos, que de início, eram resistentes às atividades, foram cada vez mais entendendo-as e se interessando em participar de maneira cada vez mais autônoma. Por conta disso, é que foi criada ao final desse trabalho, uma proposta de eletiva voltado para o ensino da filosofia, com objetivo de cada vez mais valorizar essa disciplina formativa. |
Abstract: | The teaching of philosophy is one of the most effective ways to develop more critical and engaged individuals, and its early introduction is increasingly advocated. By working with this subject, we help build people capable of thinking independently, without being influenced by false information or common sense. Currently, philosophy education is only mandatory from the first year of high school, and with rare exceptions, students only come into contact with this subject for three years during their basic education. Several authors, including Matthew Lipman, Walter Kohan, and Paulo Freire, advocate for the inclusion of philosophy as early as possible in basic education. These authors, therefore, serve as the foundation for the discussions in this dissertation. From this perspective, the municipality of Pacatuba, located in the metropolitan region of Fortaleza, stands out as one of the pioneers in offering this subject to the final years of elementary school, demonstrating its understanding of the importance of philosophy. The methodology of this work classifies it as an experience report, presenting lessons developed throughout the 2023 school year for 9th-grade classes. Each of these lessons is presented and contextualized, explaining the theme addressed, the skill that was worked on according to the municipality's curriculum framework, the time required for the lesson, an explanation of the activity, and the observed results. A total of 20 lessons are presented. The overall objective of the work is to showcase successful practices developed in two 9th-grade classes at the Professora Maria Mirtes Holanda do Vale Elementary School. By the end of the project, it was evident that students, who were initially resistant to the activities, gradually understood them and became increasingly interested in participating autonomously. As a result, by the end of the project, a proposal for an elective course focused on the teaching of philosophy was created, with the aim of further valuing this formative subject. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78958 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0509180594948523 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8690938001272429 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_ mfosrivellini.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.