Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Érica Atem Gonçalves de Araújo-
dc.contributor.authorBarros, Fernanda Duarte-
dc.date.accessioned2024-11-14T19:09:45Z-
dc.date.available2024-11-14T19:09:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROS, Fernanda Duarte. A centralidade de práticas grupais na área social: uma análise a partir de uma experiência de estágio na Edisca. 2024. 96 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78899-
dc.description.abstractThis work was developed with the aim of analyzing the centrality of practices with children and adolescents in the actions of the Social Area of the School of Development and Social Integration for Children and Adolescents (EDISCA), the Coexistence Groups, based on an internship experience, in the period between 2023.1 and the end of the semester of 2024.1. More specifically, systematize the main themes covered in the groups, characterize the processes of elaboration of the activities worked on and reflect on the challenges and potential of these activities in the institution and for Psychology. To this end, the theoretical framework is focused on understanding group practices in the context of Social Psychology, as well as the dialogue between public policies and childhood and adolescence in situations of social vulnerability, with regard to services related to the Unified Social Assistance System (SUAS). Furthermore, the methodological aspects of this work involve the characterization of the institution and the internship with the Coexistence Groups, considering the panorama regarding demand, planning and meetings. For this, in addition to the experience itself, recorded in field diaries, a semi-structured interview was carried out with the director and founder of the institution. Thus, the elaboration of the analysis questions signaled, especially, the powerful character of group practice with children and adolescents in a Civil Society Organization (OSC), with regard to the production of meaning, bonds and human development. Finally, it can be said that the path taken by this practice at EDISCA points to a horizon of hope, towards the consolidation of work that listens, legitimizes and strengthens children and adolescence who live in contexts of social vulnerability.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA centralidade de práticas grupais na área social: uma análise a partir de uma experiência de estágio na Ediscapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a centralidade das práticas grupais com crianças e adolescentes nas ações da Área Social da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA), os Grupos de Convivência, a partir de uma experiência de estágio, no período entre 2023.1 e final do semestre de 2024.1. Mais especificamente, sistematizar os principais temas abordados nos grupos, caracterizar os processos de elaboração das atividades trabalhadas e refletir acerca dos desafios e das potências dessas atividades na instituição e para a Psicologia. Para isso, o referencial teórico está voltado ao entendimento das práticas grupais no contexto da Psicologia Social, bem como ao diálogo entre políticas públicas e infâncias e adolescências em situação de vulnerabilidade social no que tange aos serviços relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Metodologicamente, envolve a caracterização da instituição e do estágio com os Grupos de Convivência, considerando o panorama relativo à demanda, ao planejamento e aos encontros. Para isso, além da própria experiência, registrada em diários de campo, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com a diretora e fundadora da instituição. Destarte, a elaboração das questões de análise sinalizou, especialmente, o caráter de potência da prática grupal com crianças e adolescentes em uma Organização da Sociedade Civil (OSC), no que se refere às produções de sentido, aos vínculos e ao desenvolvimento humano. Por fim, pode-se dizer que o caminho percorrido por esta prática na EDISCA aponta para um horizonte de esperança, no sentido da consolidação de um trabalho que ouça, legitime e fortaleça infâncias e adolescências que vivem em contextos de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.title.enThe centrality of group practices in the social area: an analysis based on an internship experience at Ediscapt_BR
dc.subject.ptbrPráticas grupaispt_BR
dc.subject.ptbrCrianças e adolescentespt_BR
dc.subject.ptbrVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.ptbrPsicologiapt_BR
dc.subject.ptbrEDISCApt_BR
dc.subject.enGroup practicespt_BR
dc.subject.enChildren and teenagerspt_BR
dc.subject.enSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subject.enPsychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2712845212403360pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7397272595520801pt_BR
local.date.available2024-11-14-
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_fdbarros.pdftcc_monografia_fernandadb823,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.