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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78850
Tipo: | TCC |
Título: | Engenium: um jogo sério como instrumento pedagógico no ensino de engenharia de software |
Autor(es): | Lima, Abner Hakinnen Barbosa Bandeira de |
Orientador: | Vieira, Jeferson Kenedy Morais |
Palavras-chave em português: | engenharia de software;jogos sérios;ferramenta de ensino;auxílio pedagógico |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | LIMA, Abner Hakinnen Barbosa Bandeira de. Engenium: um jogo sério como instrumento pedagógico no ensino de engenharia de software. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2024. |
Resumo: | Em "Engenium: Um Jogo Sério como Instrumento Pedagógico o Ensino de Engenharia de Software", este trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação de um jogo sério de tabuleiro de forma híbrida (física e digital), criado como uma ferramenta pedagógica própria para o ensino de disciplinas de Engenharia de Software. O objetivo principal é demonstrar como o "Engenium"engaja os alunos de maneira interativa e divertida, facilitando a compreensão de conceitos complexos e incentivando o aprendizado colaborativo. O jogo foi projetado para se adaptar a diferentes contextos educacionais, como uma versão de tabuleiro humano e uma versão reduzida, proporcionando flexibilidade no uso. As avaliações realizadas com os alunos mostraram que o "Engenium"não apenas aumenta o interesse e a participação nas aulas, mas também reforça os conteúdos abordados, promovendo um aprendizado mais eficaz. Além disso, o trabalho sugere melhorias, como a digitalização do jogo, revisão das perguntas e introdução de níveis de dificuldade para aumentar ainda mais sua eficácia como ferramenta educacional. Dessa forma, o "Engenium"se destaca como uma inovação pedagógica importante, capaz de enriquecer o ensino de Engenharia de Software ao transformar a experiência de aprendizado por meio de uma abordagem lúdica e moderna. |
Abstract: | In "Engenium: A Playful Tool for Teaching Software Engineering,"this work presents the development and application of a serious board game, created as a pedagogical tool specifically designed for teaching Software Engineering courses. The main objective is to demonstrate how "Engenium"engages students in an interactive and enjoyable way, making complex concepts easier to understand while promoting collaborative learning. The game was designed to adapt to different educational settings, including a human board version and a reduced version, offering flexibility in its use. Evaluations conducted with students showed that "Engenium"not only increases interest and participation in classes but also reinforces the covered content, leading to more effective learning. Furthermore, the work suggests improvements, such as the digitalization of the game, revision of the questions, and the introduction of difficulty levels to further enhance its effectiveness as an educational tool. In this way, "Engenium"stands out as an important pedagogical innovation, capable of enriching Software Engineering education by transforming the learning experience through a playful and modern approach. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78850 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4931081794357401 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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