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Tipo: TCC
Título: Gestão de contexto para inteligência artificial generativa em soluções empresariais
Autor(es): Barros, Ítalo Carvalho Teixeira
Orientador: Paula Júnior, Iális Cavalcante de
Palavras-chave em português: Inteligência artificial generativa;Gestão de contexto;Tokens em IA;Suporte ao cliente;Embeddings em IA
Palavras-chave em inglês: Generative artificial intelligence;Context management;AI tokens;Customer support
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Data do documento: 2024
Citação: BARROS, Ítalo Carvalho Teixeira. Gestão de contexto para inteligência artificial generativa em soluções empresariais. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Resumo: Neste estudo, exploramos o impacto e as aplicações da gestão inteligente de contexto em Inteligência Artificial Generativa (IAG), especialmente na melhoria de sistemas de suporte ao cliente. Visto que, esta é conhecida por sua habilidade de gerar e adaptar conteúdo de forma autônoma e pode desempenhar um papel crucial no atendimento ao cliente. A gestão de contexto envolve identificar, interpretar e utilizar informações relevantes para assegurar que a Inteligência Artificial (IA) saiba responder de maneira precisa e contextualmente apropriada suas requisições com o menor custo operacional possível medido através dos tokens, que são unidades de processamento de IA. Uma gestão eficaz de tokens não apenas otimiza a resposta da IA, mas também controla custos operacionais, evitando o uso excessivo de recursos computacionais. Além disso, o trabalho aborda as funções de embeddings em IA, que são técnicas para transformar informações em vetores numéricos, facilitando assim a interpretação e classificação das informações. Este estudo demonstra como a IAG, através do uso gerencial de tokens e embeddings, pode contribuir com a gestão de contexto em ambientes de suporte ao cliente, oferecendo interações mais naturais e precisas com custo computacional reduzido.
Abstract: This study explores the impact and applications of intelligent context management in Generative Artificial Intelligence (GAI), particularly in enhancing customer support systems. GAI is known for its ability to autonomously generate and adapt content, playing a crucial role in customer service. Context management involves identifying, interpreting, and utilizing relevant information to ensure that Artificial Intelligence (AI) can respond accurately and contextually to requests, while minimizing operational costs, measured through tokens, which are the processing units in AI. Effective token management not only optimizes AI responses but also controls operational costs by preventing the excessive use of computational resources. Additionally, the study addresses the role of embeddings in AI, techniques for transforming information into numerical vectors, thereby facilitating the interpretation and classification of information. This study demonstrates how GAI, through the strategic management of tokens and embeddings, can contribute to context management in customer support environments, offering more natural and precise interactions with reduced computational costs.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78830
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-2374-4817
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5022453748409432
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias

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