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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorBelo, Maria Cristina Cavalcante-
dc.date.accessioned2024-11-06T16:56:35Z-
dc.date.available2024-11-06T16:56:35Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationBELO, Maria Cristina Cavalcante. Inferência causal no diagnóstico estratégico das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho em Fortaleza. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78766-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInferência causal no diagnóstico estratégico das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo atual paradigma do planejamento urbano integrado, a análise das causas da problemática urbana deve ser realizada no nível estratégico, buscando diagnosticar as desigualdades socioespaciais na acessibilidade e os seus efeitos sobre os padrões de mobilidade. Porém, as metodologias encontradas na literatura apresentam deficiências no ferramental utilizado, não controlando problemas de endogeneidade e relações espúrias, sendo a teoria da inferência causal um caminho que vem se mostrando adequado para conduzir essas análises. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho de mestrado é desenvolver um método baseado na teoria da inferência causal para investigar os determinantes das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e seus efeitos sobre os padrões de mobilidade, no nível estratégico do planejamento urbano integrado. Através da análise das propostas de diagnóstico, foi possível identificar as principais lacunas metodológicas. A proposta metodológica desenvolvida inicia com a definição das hipóteses e um mapa mental, que são apoiados por uma análise conceitual sobre o fenômeno. A partir do mapa mental, é formulado o diagrama causal, fazendo-se uma análise dos dados disponíveis que podem melhor representar o fenômeno em estudo. Em seguida, são realizados testes de correlação entre as variáveis no diagrama. Os modelos são então formulados e são realizados testes sobre as premissas do modelo para então se escolher o estimador. O método foi aplicado com dados da cidade de Fortaleza, sendo analisadas as causas das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e seus efeitos sobre os padrões de mobilidade ao trabalho. Do ponto de vista metodológico, os resultados mostraram que a teoria da inferência causal traz uma importante contribuição para a análise do fenômeno da problemática da acessibilidade e mobilidade ao realizar uma análise conceitual para a formação e posterior teste de hipóteses. A utilização puramente do ferramental de inferência estatística, além de estar suscetível aos vieses causados por endogeneidade ou má especificação dos modelos, podem levar a má interpretação dos resultados. Os resultados da análise fenomenológica para a cidade de Fortaleza apoiaram a hipótese de spatial mismatch entre a população de baixa renda e seus empregos. Existem evidência para se acreditar que a população que vive nas periferias possuem uma pior acessibilidade, bem como que a população de baixa renda é a mais prejudicada por esse problema. As características do uso do solo se mostraram mais relevantes sobre a acessibilidade da população que utiliza o modo coletivo. Os resultados também apontam que, para a população de baixa renda, a melhoria na acessibilidade, apesar de não possuir resultados significativos no número de viagens, diminui as distâncias viajadas por modo motorizado. Dessa forma, é possível afirmar que a má distribuição das atividades sobre o espaço é uma restrição maior do que as ineficiências no sistema de transportes, contribuindo para padrões de mobilidade menos sustentáveis.pt_BR
dc.subject.ptbrDesigualdades socioespaciais na acessibilidadept_BR
dc.subject.ptbrDiagnóstico estratégicopt_BR
dc.subject.ptbrMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.ptbrInferência causalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7056-5897pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2399427629176865pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1930-842Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5441748234108694pt_BR
local.date.available2023-12-14-
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