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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.contributor.author | Belo, Maria Cristina Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T16:56:35Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T16:56:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BELO, Maria Cristina Cavalcante. Inferência causal no diagnóstico estratégico das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho em Fortaleza. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78766 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inferência causal no diagnóstico estratégico das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No atual paradigma do planejamento urbano integrado, a análise das causas da problemática urbana deve ser realizada no nível estratégico, buscando diagnosticar as desigualdades socioespaciais na acessibilidade e os seus efeitos sobre os padrões de mobilidade. Porém, as metodologias encontradas na literatura apresentam deficiências no ferramental utilizado, não controlando problemas de endogeneidade e relações espúrias, sendo a teoria da inferência causal um caminho que vem se mostrando adequado para conduzir essas análises. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho de mestrado é desenvolver um método baseado na teoria da inferência causal para investigar os determinantes das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e seus efeitos sobre os padrões de mobilidade, no nível estratégico do planejamento urbano integrado. Através da análise das propostas de diagnóstico, foi possível identificar as principais lacunas metodológicas. A proposta metodológica desenvolvida inicia com a definição das hipóteses e um mapa mental, que são apoiados por uma análise conceitual sobre o fenômeno. A partir do mapa mental, é formulado o diagrama causal, fazendo-se uma análise dos dados disponíveis que podem melhor representar o fenômeno em estudo. Em seguida, são realizados testes de correlação entre as variáveis no diagrama. Os modelos são então formulados e são realizados testes sobre as premissas do modelo para então se escolher o estimador. O método foi aplicado com dados da cidade de Fortaleza, sendo analisadas as causas das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e seus efeitos sobre os padrões de mobilidade ao trabalho. Do ponto de vista metodológico, os resultados mostraram que a teoria da inferência causal traz uma importante contribuição para a análise do fenômeno da problemática da acessibilidade e mobilidade ao realizar uma análise conceitual para a formação e posterior teste de hipóteses. A utilização puramente do ferramental de inferência estatística, além de estar suscetível aos vieses causados por endogeneidade ou má especificação dos modelos, podem levar a má interpretação dos resultados. Os resultados da análise fenomenológica para a cidade de Fortaleza apoiaram a hipótese de spatial mismatch entre a população de baixa renda e seus empregos. Existem evidência para se acreditar que a população que vive nas periferias possuem uma pior acessibilidade, bem como que a população de baixa renda é a mais prejudicada por esse problema. As características do uso do solo se mostraram mais relevantes sobre a acessibilidade da população que utiliza o modo coletivo. Os resultados também apontam que, para a população de baixa renda, a melhoria na acessibilidade, apesar de não possuir resultados significativos no número de viagens, diminui as distâncias viajadas por modo motorizado. Dessa forma, é possível afirmar que a má distribuição das atividades sobre o espaço é uma restrição maior do que as ineficiências no sistema de transportes, contribuindo para padrões de mobilidade menos sustentáveis. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desigualdades socioespaciais na acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Diagnóstico estratégico | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Inferência causal | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7056-5897 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2399427629176865 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1930-842X | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5441748234108694 | pt_BR |
local.date.available | 2023-12-14 | - |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_dis_mccbelo.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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