Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Domingos Sávio-
dc.contributor.authorSoares, Estelany Silveira-
dc.date.accessioned2024-10-30T15:34:02Z-
dc.date.available2024-10-30T15:34:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOARES, Estelany Silveira. O ensino médio profissional nas escolas do Maciço de Baturité: uma abordagem sociológica para a sala de aula. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78691-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the meanings that high school students from professional schools in the Maciço de Baturité region, Ceará, attribute to the last stage of basic education and, based on this, present a sociological approach to the discussion about high school. professional in the classroom. The research was carried out by applying 620 questionnaires to students from five professional high schools in the Massif de Baturité region. This material provided support to produce a teaching plan for teachers, based on didactics for historical-critical pedagogy, with professional secondary education itself as the object of problematization. The teaching plan aims to build a class that allows students to recognize this stage as something socially constructed and also a space for dispute between different societal projects. Considering that high school itself is a stage historically marked by numerous contradictions and challenges that refer to its identity, expansion, obligation and curricular structure, it is important that the student understands these processes sociologically and problematizes the consequences of recent changes. It is expected that teachers and students will be able to give new meaning to this stage beyond the acquisition of knowledge and skills relevant to entry into university and/or the job market, and work towards the formation of a more realistic and critical awareness of society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino médio profissional nas escolas do Maciço de Baturité: uma abordagem sociológica para a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva analisar os sentidos que os estudantes de ensino médio, das escolas profissionais da região do Maciço de Baturité, Ceará, atribuem para a última etapa da educação básica e, a partir disso, apresentar uma abordagem sociológica para a discussão sobre o ensino médio profissional em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de 620 questionários com estudantes das cinco escolas de ensino médio profissional da região do Maciço de Baturité. Este material deu subsídios para produzir um plano de ensino para professores, alicerçado na didática para a pedagogia histórico-crítica, tendo como objeto de problematização o próprio ensino médio profissional. O plano de ensino objetiva a construção de uma aula que permita aos estudantes reconhecerem esta etapa como algo socialmente construído e também um espaço de disputa entre diferentes projetos de sociedade. Considerando que o ensino médio em si é uma etapa marcada historicamente por inúmeras contradições e desafios que se referem a sua identidade, expansão, obrigatoriedade e estrutura curricular, é importante que o estudante compreenda sociologicamente esses processos e problematize as consequências das mudanças recentes. Espera-se que os professores e os estudantes consigam ressignificar esta etapa para além da aquisição de conhecimentos e habilidades relevantes para o ingresso na universidade e/ou no mercado de trabalho, e trabalhem com a formação de uma consciência mais realista e crítica sobre a sociedadept_BR
dc.title.enVocational secondary education in schools in the Baturité Massif: a sociological approach to the classroompt_BR
dc.subject.ptbrEnsino médiopt_BR
dc.subject.ptbrEducação profissionalpt_BR
dc.subject.ptbrJuventudept_BR
dc.subject.ptbrEscolapt_BR
dc.subject.enSecondary educationpt_BR
dc.subject.enProfessional educationpt_BR
dc.subject.enYouthpt_BR
dc.subject.enSchoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9549934261735937pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6323771030691888pt_BR
local.date.available2024-10-30-
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_essoares.pdf788,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.