Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Gabriela Maria Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, Vagner Martins | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Mayara Lima | - |
dc.contributor.author | Celino, Suely Deysny de Matos | - |
dc.contributor.author | França, Inacia Sátiro Xavier de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Francisco Stélio de | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-02T16:03:31Z | - |
dc.date.available | 2014-04-02T16:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-04 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, G. M. C. et al. Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental. Rev. Eletr. Enf. [Internet], v. 15, n. 2, p. 506-15, abr./jun. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-1944 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7862 | - |
dc.description.abstract | In order to characterize the Health Promotion activities developed by primary education teachers of three public schools in Paraíba, this descriptive, qualitative study was performed in 2010. Thirty-two teachers were interviewed. The data were submitted to content analysis and grouped into thematic categories. The following categories emerged: theoretical knowledge regarding health promotion and the practice of health promotion in schools, the latter also encompassed the subcategories: planning in-school health promotion activities, in-school health promotion activities, evaluation of in-school health promotion activities and teachers’ expectations towards performing health promotion activities. Therefore, a cross-sectional, comprehensive and intersectoral approach must be made to health promotion, establishing a dialogue between education and health, comprising networks of commitment and co-responsibility to implement the activities. Nurses must participate in the social support network. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica de Enfermagem UFG | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_BR |
dc.title | Promoção de saúde nas escolas na perspectiva de professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Para caracterizar atividades de Promoção da Saúde desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental de três escolas públicas na Paraíba, realizou-se estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido em 2010. Foram entrevistados 32 professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e agrupados em categorias temáticas. Emergiram as seguintes categorias: conhecimentos teóricos acerca da promoção da saúde e a prática da promoção da saúde nas escolas, esta segunda ainda encampou as subcategorias: o planejamento das ações de promoção da saúde nas escolas, ações escolares de promoção da saúde, avaliação escolar das ações de promoção da saúde e expectativas dos professores para a execução de ações de promoção da saúde. Dessa forma, a promoção da saúde precisa ser abordada de forma transversal, integrada e intersetorial, com diálogo entre educação e saúde, compondo redes de compromisso e co-responsabilidade para a mobilização de ações. O enfermeiro precisa participar da rede social de apoio. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Para caracterizar actividades de Promoción de Salud desarrolladas por profesores de enseñanza primaria de tres escuelas públicas de Paraíba, se realizó estudio descriptivo y cualitativo, durante 2010. Fueron entrevistados 32 profesores. Datos sometidos a análisis de contenido, agrupados en categorías temáticas. Emergieron las siguientes: conocimientos teóricos sobre promoción de salud y práctica de la promoción de salud en las escuelas; esta última incluyó las subcategorías: planificación de acciones de promoción de salud en escuelas, acciones escolares de promoción de salud, evaluación escolar de promociones de salud y expectativas de los profesores para la ejecución de acciones de promoción de salud. De esta forma, la promoción de salud necesita un abordaje transversal, integrado e intersectorial, con diálogo entre educación y salud, entretejiendo redes de compromiso y co-responsabilidad para la ejecución de acciones. El enfermero debe participar de la red social de apoyo. Descriptores: Enfermería; Promoción de la Salud; Salud Escolar. | pt_BR |
dc.title.en | Health promotion in schools from the perspective of primary education teachers | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_art_fssousa2.pdf | 311,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.