Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78582
Tipo: Dissertação
Título: A percepção dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará sobre a lei nº 13.709/2018 (LGPD) na gestão da educação superior.
Autor(es): Viana, Marcelo Muniz Baptista
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Coorientador: Reginaldo, Sidney Guerra
Palavras-chave em português: Gestão de dados;Educação Superior;Faculdade de Direito da UFC
Palavras-chave em inglês: Data Management;College education;UFC Law School
CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS; CIENCIAS POLÍTICA;POLÍTICAS PÚBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: VIANA, Marcelo Muniz Baptista. A percepção dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará sobre a lei nº 13.709/2018 (LGPD) na gestão da educação superior. 2024. 234 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A Universidade Federal do Ceará (UFC) enfrenta o desafio de adequar a gestão da educação superior à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e privacidade dos dados pessoais. A conformidade com a LGPD fortalece a transparência e a confiança junto à comunidade acadêmica. A coleta e o uso de dados são fundamentais para o planejamento e tomada de decisões, mas exigem responsabilidade e respeito à privacidade. A implementação da LGPD na UFC requer compreender os desafios específicos, como a falta de conhecimento por parte dos docentes e a carência de infraestrutura tecnológica. Os objetivos traçados serão o de analisar os desafios e perspectivas da LGPD na gestão da educação superior, a partir da percepção dos docentes da Faculdade de Direito da UFC. A metodologia empregada será descritiva e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas com docentes do curso de Direito da UFC. Quanto aos resultados esperados, a pesquisa apresentada neste resumo contribui para a compreensão dos desafios e perspectivas da LGPD para a gestão da educação superior, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e para a promoção da cultura de proteção de dados nas instituições de ensino. Como conclusão, a implementação da LGPD nas instituições de ensino superior é um processo complexo e desafiador que exige um esforço conjunto da comunidade acadêmica.
Abstract: The Federal University of Ceará (UFC) faces the challenge of adapting higher education management to the General Data Protection Law (LGPD), ensuring the security and privacy of personal data. Compliance with the LGPD strengthens transparency and trust within the academic community. Collecting and using data is fundamental for planning and decision- making, but requires responsibility and respect for privacy. Implementing the LGPD at UFC requires understanding the specific challenges, such as the lack of knowledge on the part of teachers and the lack of technological infrastructure. The objectives outlined will be to analyze the challenges and perspectives of the LGPD in the management of higher education, based on the perception of professors at the UFC Law School. The methodology used will be descriptive and exploratory, using semi-structured interviews with professors from the UFC Law course. Regarding the expected results, the research presented in this summary contributes to the understanding of the challenges and perspectives of the LGPD for the management of higher education, providing support for the formulation of public policies and for the promotion of a data protection culture in educational institutions. In conclusion, implementing the LGPD in higher education institutions is a complex and challenging process that requires a joint effort from the academic community.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78582
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9473865786522130
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8199-7935
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5012570076716704
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-0382-2275
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3607320282383966
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mnbviana.pdf9,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.