Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78555
Tipo: TCC
Título: STEAM e a produção de narrativas em língua inglesa durante a residência pedagógica: um relato de experiência por um professor em formação na turma Young Coders
Autor(es): Dantas, Hítalo Ferreira Gois
Orientador: Cardoso, Lidia Amélia de Barros
Palavras-chave em português: Ensino;Residência pedagógica;Língua Inglesa
Palavras-chave em inglês: Teaching;Pedagogical residency;English Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: DANTAS, Hítalo Ferreira Gois. STEAM e a produção de narrativas em língua inglesa durante a residência pedagógica: um relato de experiência por um professor em formação na turma Young Coders. 2024. 45 f. TCC (Graduação em Letras-Inglês) - Curso de Licenciatura em Letras-Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O Programa Residência Pedagógica no ano de 2024 propôs a utilização da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na rede pública de ensino na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana. Com incentivo do consulado dos Estados Unidos da América em Recife, Universidade da Carolina do Sul e parceria com a Universidade Federal do Ceará o seu objetivo como projeto piloto foi de atestar o modelo de ensino adotado em muitas escolas americanas em solo brasileiro. Para isso, foi utilizado o eixo Tecnológico da proposta STEAM. Adotamos o uso em sala de aula da plataforma Scratch (site da Universidade de Tecnologia de Massachusetts – MIT), com o qual, através de aulas baseadas em etapas da construção de um projeto final, instruímos os alunos a criar jogos interativos com narrativas em Inglês, com o objetivo de promover aulas engajadoras e motivadoras para os alunos. A pesquisa teve cunho qualitativo/quantitativo sendo, primeiramente, realizadas observações e entrevistas com alunos na turma-alvo da aplicação. Após isso foram aplicados pré e pós testes seguindo o modelo VKS (Vocabulary-Knowledge Scale) para análise comparativa dos dados referentes à aplicação do projeto. Ao final do projeto piloto e reaplicação foram analisados textos utilizando a ferramenta TTR (Type-Token Ratio) para análise qualitativa das produções escritas e teste de variedade lexical. Pôde-se, finalizado o projeto, perceber maior ganho linguístico dos alunos, melhor engajamento da turma-alvo, assim como, a criação de projetos criativos autorais por parte dos alunos.
Abstract: The Pedagogical Residency Program proposed in the year 2024 the use of the STEAM approach within the Fortaleza and Metropolitan Region public educational system, with international support from the United States Embassy and Consulate in Recife, University of South Carolina, and the Federal University of Ceará. It aimed as a pilot study to validate the approach used amongst many American schools in the Brazilian domain. For this, Technology was used as a pair discipline from the STEAM approach (Science, Technology, Engineering, Arts & Design, and Mathematics), and the Scratch (MIT) Platform was adopted, aiming to promote engaging and motivating classes through step and project-based outlook, students were instructed in building interactive games with short narratives in English. This research had a qualitative/quantitative frame, in which first were made class observations and interviews with students participating in the project after pre and post-tests were applied having the VKS (Vocabulary-Knowledge Scale) as a model to follow to serve as comparative data at the end of it. At the completion of the pilot study students’ written productions were analyzed using the TTR (Type-Token Ratio) tool for qualitative inquiry. It was possible to perceive at the culmination of the project better linguistic gain and engagement from participating students, as well as the development of original and creative projects by them.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78555
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3446671992873195
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0345799270711265
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:LETRAS - INGLÊS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_hfgdantas.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.