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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Aura Celeste Santana | - |
dc.contributor.author | Isaias, Manoel Tobias Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-18T11:58:16Z | - |
dc.date.available | 2024-10-18T11:58:16Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ISAIAS, Manoel Tobias Rocha. Apropriação e Desobediência Tecnológica: investigações sobre o design e a gambiarra em Fortaleza. 2024. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Curso de Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78551 | - |
dc.description.abstract | In this research, we present correlations between the concepts of "gambiarra" (a Brazilian term for creative improvisation) and design, illustrating the practice through activities conducted in the city of Fortaleza. The aim is to offer a critical reflection based on this context, making this research bibliographic, exploratory, and content analysis in nature. We seek to identify common characteristics, convergences, and divergences among these productions, highlighting Boufleur's (2013) studies that explore the meaning of "gambiarra," its various aspects, and how its meaning has evolved over time, shedding light on the conditions of scarcity and abundance that contribute to its emergence. It is observed that this phenomenon occurs in similar ways around the world, especially in countries of the Global South. Building on Eglash (2004) and Bonsiepe (1983), we discuss how the development of design and technology fields in these contexts is linked to these phenomena. We then provide an overview of how the concept of "gambiarra" has been appropriated and related to different areas of design, technology, and art, emphasizing its potential and qualities as a creative approach. To contextualize these practices in Fortaleza, three interviews were conducted with local practitioners who employ this approach. Based on the analysis of the collected data, reflections and analyses are developed using the categories proposed by Eglash (2004), Boufleur (2013), and Oroza (2012), highlighting the characteristics of the productions and processes, as well as the relationships between practitioners and their crafts. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Apropriação e desobediência tecnológica: investigações sobre o design e a gambiarra em Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta pesquisa apresentamos pontos de correlação do conceito de gambiarra e de design, exemplificando a prática dentro de atividades realizadas na cidade de Fortaleza - CE com o objetivo de realizar uma reflexão crítica baseada nesse contexto, por isso essa pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de caráter exploratório e de análise de conteúdo. Para isso busca-se características em comum dentre essas produções, convergências e divergências, expondo os estudos de Boufleur (2013) que explora um pouco do significado da palavra gambiarra, seus diferentes aspectos e a mudança de seu sentido ao longo do tempo e que evidencia as circunstâncias de escassez e abundância que contribuem para o seu surgimento. Observa-se que é um fenômeno que ocorre de maneiras similares ao redor do mundo, principalmente em países da Periferia global e partir disso, com base em Eglash (2004) e Bonsiepe (1983), elabora-se uma discussão sobre como o desenvolvimento dos campos de design e tecnologia nesses contextos está vinculado a esses fenômenos. Em seguida, é feito um panorama geral sobre como o conceito de gambiarra vem sendo apropriado e relacionado a diferentes áreas do design, da tecnologia e da arte, ressaltando as suas potencialidades e qualidades como uma forma de fazer criativa. Com o objetivo de contextualizar o cenário dessas práticas em Fortaleza, foram realizadas três entrevistas com produtores locais que têm essa abordagem e, a partir da avaliação dos dados coletados, como resultado, se desenvolvem reflexões e análises que se utilizam das categorias propostas por Eglash (2004), Boufleur (2013) e Oroza (2012), denotando as características das produções e processos e as relações entre produtores e seus ofícios. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gambiarra | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Cultura Material | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Design Espontâneo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Design Sustentável | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Reinvenção | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desobediência Tecnológica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Apropriação Tecnológica | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3307245685029415 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_tcc_mtrisaias.pdf | 36,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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