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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78500
Tipo: | TCC |
Título: | Projeto preliminar de eixo cardan para BAJA SAE 4X4 |
Autor(es): | Lopes, João Victor Biana Santiago |
Orientador: | Costa, Camilo Augusto Santos |
Palavras-chave em português: | projeto;eixo cardan;métodos dos elementos finitos;BAJA-SAE |
Palavras-chave em inglês: | project;cardan shaft;finite element methods;BAJA |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | LOPES, João Victor Biana Santiago. Projeto preliminar de eixo cardan para BAJA SAE 4X4. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Mecânica), Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024. |
Resumo: | Os veículos de competição BAJA SAE devem obedecer a diversos tipos de normas estabelecidos pela SAE, entre elas mais especificamente relacionada ao sistema de powertrain, torna opcional a construção de sistema de transmissão com tração nas quatro rodas, abrindo possibilidades para desenvolvimentos de projetos na área, em especial voltados para o eixo cardan. O trabalho abordado comtemplará quais os tipos de juntas mais usadas neste componente, estabelecerá o sistema de powertrain que receberia o projeto, além de desenvolver um projeto a partir de condições estabelecidas de sistemas comuns deste meio. Abordará conceitos fundamentais de resistência dos materiais, bem como possíveis causas de falhas, estudando as diversas peças que constituem o eixo, e verificando sua resistência as cargas atuantes nas mesmas visando buscar sua validação por meio de cálculos e de método de elementos finitos através do uso de programa CAD. Selecionando o conjunto de junta de Hooke 1310 do catalogo DANA, e realizando os cálculos das dimensões para pontuva, resultando em 25mm de diâmetro da raiz do dente com 15 dentes, para o eixo tubular foi construído através do diâmetro externo mais próximo ao diâmetro do garfo de 60,5mm, resultando no tubo padrão schedule 40 de 2”. O resultado das modelagens não mostraram nenhum tipo de interferência que precisasse ser modificada, mas o garfo da pontuva precisou ser modificado para realizar o cálculo do alívio de tensão. Os testes mostram que o eixo tubular mostrou ser resistente em carga estática e dinâmica, mas a pontuva falhou no teste dnâmico, resultando em uma vida útil de 620Km em carga máxima. |
Abstract: | The construction of a four-wheel drive transmission system optional, opening up possibilities for project development in the area, especially facing the cardan shaft. The work covered will consider which types of joints are most used in this component, will establish the powertrain system that would receive the project, in addition to developing a project based on established conditions of common systems in this environment. It will address fundamental concepts of material resistance, as well as possible causes of failure, studying the various parts that make up the shaft, and verifying their resistance to the loads acting on them, aiming to seek validation through calculations and the finite element method through the use of CAD program. Selecting the Hooke 1310 joint set from the DANA catalog, and carrying out the calculations of the dimensions for the point, resulting in a 25mm tooth root diameter with 15 teeth, for the tubular axle it was built using the outer diameter closest to the fork diameter 60.5mm, resulting in the standard 2” schedule 40 tube. The modeling results did not show any type of interference that needed to be modified, but the point fork needed to be modified to carry out the stress relief calculation. Tests show that the tubular axle proved to be resistant to static and dynamic loads, but the tip failed the dynamic test, resulting in a useful life of 620km at maximum load. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78500 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA MECÂNICA - RUSSAS - Monografias |
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