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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da satisfação dos egressos com a formação do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Lima, Francisco Carlos Alves de
Orientador: Viana, Tânia Vicente
Palavras-chave em português: Satisfação profissional e pessoal;Formação continuada de servidores públicos;Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade
Palavras-chave em inglês: Professional and personal satisfaction;Continuing education of public servants;Course of Technology in Quality Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Francisco Carlos Alves de. Avaliação da satisfação dos egressos com a formação do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Universidade Federal do Ceará. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A formação continuada é essencial para o desenvolvimento e a eficácia do serviço público. Políticas Públicas de formação continuada para servidores têm impactos positivos, como melhoria na qualidade dos serviços, eficiência, produtividade, motivação e fortalecimento daimagem institucional. Além disso, a satisfação profissional e pessoal está relacionada a fatores como autonomia, propósito e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral: investigar os fatores associados à satisfação profissional e pessoal dos servidores públicos técnico-administrativos egressos do curso Superior de Tecnologia em Gestão da qualidade (TGQ) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa buscou responder à seguinte questão: quais os fatores associados à satisfação profissional e pessoal dos servidores públicos egressos desse curso? Além disso, investiga o perfil dos egressos e os impactos da formação em suas vidas. A partir da revisão de literatura, constatou-se que uma escassez de conhecimento sobre os fatores acadêmicos e profissionais estão associados à satisfação profissional e pessoal de seus egressos. Desse modo, esta pesquisa de mestrado pretende preencher essa lacuna, explorando os fatores associados à satisfação profissional e pessoal dos egressos desse curso. A pesquisa é de natureza mista (quali-quanti), a partir de uma pesquisa descritiva exploratória de campo. Utiliza-se como instrumento: escala do tipo Likert por meio de questionário semiestruturado aplicado aos egressos. As respostas abertas são analisadas através da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos mostraram o grau de satisfação com os fatores associados à satisfação profissional e pessoal dos servidores públicos técnico-administrativos egressos do curso Superior de TGQ. Em resumo, sobre os fatores salário, condições de trabalho, qualidade do trabalho e oportunidades, observou-se uma variação significativa. Em relação ao grau de satisfação quanto à integração social no trabalho, relevância social do trabalho e vida pessoal e familiar, de modo geral, houve um alto índice de satisfação, demostrando um nível elevado de satisfação em relação à satisfação pessoal. A pesquisa mostrou também a percepção dos servidores egressos do curso de TGQ, apresentando resultados e discussões em torno da formação continuada, o que proporcionou perceber um elevado grau de satisfação relativos à satisfação profissional e pessoal após concluírem o curso. Por fim, constatou-se que uma única teoria é insuficiente para explicar a satisfação pessoal e profissional. Assim, os resultados dos estudos indicam que a satisfação profissional e pessoal é complexa e é afetada por diversos fatores além das vantagens palpáveis, são valores intrínsecos e extrínsecos que podem variar conforme as condições objetivas e subjetivas do trabalhador.
Abstract: Continuing education is essential for the development and effectiveness of public service. Public policies for public servants’ continuing education have positive impacts, such as improving the quality of services, efficiency, productivity, motivation and strengthening the institutional image. Furthermore, professional and personal satisfaction is related to factors such as autonomy, purpose and balance between personal and professional life. In this sense, the main purpose of the current research is: investigating the factors associated with professional and personal satisfaction of technical-administrative public servants who graduated from in Technology in Quality Management at Universidade Federal do Ceará (UFC). The research intended to answer the following question: what are the factors associated with the professional and personal satisfaction of public servants graduating from this course? Furthermore, it investigates the profile of graduates and the impacts of continuing education on their lives. The literature review revealed a lack of knowledge about how academic and professional factors are associated with the professional and personal satisfaction of graduates. Therefore, this master's research aims to fill this gap, exploring the factors associated with the professional and personal satisfaction of graduates of this course. Thus, qualitative-quantitative research was accomplished, based on descriptive exploratory field research. A semi-structured Likert scale questionnaire was used as instrument for data collection. A content analysis (Bardin, 2022) of the collected data was accomplished. The results obtained showed the degree of satisfaction about the factors associated with professional and personal satisfaction of technical- administrative public servants graduating from the Technology in Quality Management course. In summary, regarding the factors salary, working conditions, quality of work and opportunities, a significant variation was observed. In relation to the degree of satisfaction regarding social integration at work, social relevance of work and personal and family life, in general, there was a high level of satisfaction, demonstrating a high level of satisfaction related to personal satisfaction. The research also revealed the perception of public servants who graduated, presenting results and discussions regarding continuing education, which allowed them to perceive a high degree of satisfaction concerning professional and personal satisfaction after completing the course. Finally, the research points out that a single theory about job satisfaction is not enough to explain professional and personal satisfaction. Thus, the results of the studies indicate that professional and personal satisfaction is complex and is affected by several factors in addition to tangible advantages, there are intrinsic and extrinsic values that can vary according to the objective and subjective conditions of the worker.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78470
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3199476163534425
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1749-6466
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8414664745533930
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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