Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Magda Ferreira Maia-
dc.contributor.authorVasconcelos, Luiz Henrique da Penha-
dc.date.accessioned2024-10-11T14:29:12Z-
dc.date.available2024-10-11T14:29:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Luiz Henrique da Penha. Desenvolvimento de um planejamento estratégico para pequenas empresa com base no balanced scorecard : estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78457-
dc.description.abstractIn the face of a highly competitive market reality, marked by constant technological advances, there is a need for micro-enterprises to seek ways to survive and consolidate themselves, seeking increasingly their growth and prominence before the competition. In this analysis, strategic planning has a fundamental role, since it is an effective tool to assist managers in making more assertive decisions. Therefore, the Balanced Socrecard (BSC) is evident as a methodology that helps the planning to be carried out in a practical, complete and integrated way. Given this reality, the present work aims to develop a strategic planning, using methodology to assist its implementation BSC. For this, visits were made to the organization for data collection through a semi-structured interview, where it was possible to analyze and develop the diagnosis of the company, starting with the establishment of mission, vision and values, in addition to the internal and external analysis with the SWOT matrix, considering strengths, weaknesses, opportunities and threats. Then, strategies were defined in four perspectives, thus assembling the strategic map of the business, which outlines still with the definition of indicators and goals for each expected goal. Finally, an action plan was developed for each perspective, using the 5W2H method. As a result of this research, it is necessary that the company develop financial planning, as well as improve some internal processes and seek to better meet the needs of its customers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um planejamento estratégico para pequenas empresa com base no balanced scorecard: estudo de caso em uma empresa do setor alimentíciopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante de uma realidade de mercado altamente competitiva, marcada pelo constante avanço tecnológico, surge a necessidade de microempresas buscarem meios de sobreviverem e se consolidarem, buscando cada vez mais seu crescimento e destaque ante a concorrência. Nesta análise, tem o planejamento estratégico papel fundamental, uma vez que ele é uma ferramenta eficaz para auxiliar os gestores em tomadas de decisão mais assertivas. Diante disso, evidencia-se o Balanced socrecard (BSC) como metodologia que auxilia o planejamento a ser realizado de forma prática, completa e integrada. Diante desta realidade, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um planejamento estratégico, utilizando com metodologia de auxílio à sua execução o BSC. Para isso, foram realizadas visitas à organização para coletar dados através de uma entrevista semiestruturada, onde, por meio dela foi possível analisar e desenvolver o diagnóstico da empresa, iniciando pelo estabelecimento de missão, visão e valores, além da análise interna e externa com a matriz SWOT, considerando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Depois, foram definidas estratégias em quatro perspectivas, montando assim o mapa estratégico do negócio, que contou ainda com a definição de indicadores e metas para cada objetivo estabelecido. Por fim, foi elaborado um plano de ação voltado para cada perspectiva, utilizando o método do 5W2H. Como resultado desta pesquisa, têm-se que a empresa precisa desenvolver um planejamento financeiro, bem como melhorar alguns processos internos e buscar melhor atender às necessidades de seus clientes.pt_BR
dc.subject.ptbrplanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.ptbrbalanced scorecardpt_BR
dc.subject.ptbrmicroempresapt_BR
dc.subject.enstrategic planningpt_BR
dc.subject.enbalanced scorecardpt_BR
dc.subject.enmicro-enterprisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-2073-1692pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5473930161248317pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_lhpvasconcelos.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.