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dc.contributor.advisorLucas, Meize Regina de Lucena-
dc.contributor.authorSilva, Francisca Aline Cordeiro da-
dc.date.accessioned2024-10-07T18:12:43Z-
dc.date.available2024-10-07T18:12:43Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Aline Cordeiro da. A proibição é sempre um final trágico: atuação censória na obra de Cassandra Rios (1975-1979). 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78410-
dc.description.abstractHaving as objective the analysis the censorship against books during the dictatorial regime established in 1964, this research aimed to examine the way the books written by Cassandra Rios were received by the state (1932-2002), specifically focusing on the establishment of bans on her works. Cassandra Rios, pseudonyms used by Odete Rios, was born in São Paulo city and had her first book published on 1948 at the age of 16 years old. “A volúpia do Pecado” was a bestseller, and the first of 50 books she would eventually publish. As she had her work launched e relaunched amidst a military dictatorship (1964-1985), and her writings predominantly portrayed lesbian characters and depicted explicit sexual practices, her productions did not escape the scrutiny of the censorship eyes. Approximately 36 of her books were banned, and our study focused on 13 censorship processes the resulted in the prohibition of her books, sush as: A volúpia do pecado, A sarjeta, A paranoiac, Copacabana posto 6, Georgette, A borboleta branca, A breve estória de Fábia, Uma mulher diferente, Tessa, a gata, Veneno, Nicoleta ninfeta, Marcella e As traças, documentation available at the National Archives of the Federal District. Engaging with scholars such as Marcelino (2006), Lucas (2017; 2020), and Vieira (2016), we explored Rios's integration into the publishing market during the 1970s and the role of censorship during that period. Our analysis reveals that the rationale behind the prohibitions, although grounded in the preservation of 'good morals,' involved censorship focusing on aspects such as character development, the message conveyed, and the presence of death as a means of influencing readers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA proibição é sempre um final trágico: atuação censória na obra de Cassandra Rios (1975-1979)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por objeto de análise da censura a livros exercida durante o regime ditatorial instaurado em 1964, através do estudo da recepção, pelo Estado, dos livros da escritora Cassandra Rios (1932-2002), mais especificamente, da constituição dos vetos à sua produção. Cassandra é o pseudônimo usado por Odete Rios, autora nascida na cidade de São Paulo e que teve seu primeiro livro publicado aos dezesseis anos de idade, em 1948: A volúpia do Pecado foi um sucesso de vendas, e o primeiro dos cinquenta livros que ela viria a lançar. Sua atividade como escritora atravessou a ditadura militar, de 1964 a 1985, abordando majoritariamente personagens lésbicas e apresentando a descrição de práticas sexuais de modo explícito. Essa produção não passou despercebida aos olhos da censura, que proibiu, aproximadamente, trinta e seis de seus livros. A pesquisa realizada debruçou-se sobre treze processos de censura que resultaram em veto aos seguintes títulos: A volúpia do pecado, A sarjeta, A paranoica, Copacabana posto 6, Georgette, A borboleta branca, A breve estória de Fábia, Uma mulher diferente, Tessa, a gata, Veneno, Nicoleta ninfeta, Marcella, e As traças. A respectiva documentação foi disponibilizada pelo Arquivo Nacional do Distrito Federal. Em diálogo com estudiosos como Marcelino (2006), Lucas (2017; 2020) e Vieira (2016), compreendemos a inserção de Rios no mercado editorial durante os anos de 1970 e a atuação da censura no período. Nossa análise revela que a fundamentação das proibições ainda que baseadas numa preservação dos “bons costumes”, a censura ocupou-se de aspectos como a elaboração dos personagens, a mensagem transmitida e a presença da morte como forma de influência sobre os leitores.pt_BR
dc.subject.ptbrCassandra Riospt_BR
dc.subject.ptbrCensurapt_BR
dc.subject.ptbrLivrospt_BR
dc.subject.ptbrProibiçãopt_BR
dc.subject.enCensorshippt_BR
dc.subject.enBookspt_BR
dc.subject.enProhibitionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6040133956278794pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2434-8648pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0794377504173120pt_BR
local.date.available2024-10-07-
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