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Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações em uma instituição de ensino superior a partir do Modelo UTAUT
Autor(es): Sousa, Saulo Gonçalves de
Orientador: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave em português: Tecnologia da informação e comunicação;Adoção de software;SEI;Teoria Unificada de Aceitação;Uso de tecnologia
Palavras-chave em inglês: Information and communication technology;Software adoption;Unified Theory of Acceptance;Use of technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: SOUSA, Saulo Gonçalves de. Um estudo sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações em uma instituição de ensino superior a partir do Modelo UTAUT. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: No cenário atual, onde a Tecnologia da Informação (TI) se estabelece como um elemento chave para a inovação e a eficiência operacional. A governança de TI e a adoção de sistemas de informação emergem como instrumentos estratégicos para a melhoria da eficiência dos serviços públicos. Toda organização busca implementar um plano de aprimoramento de seus processos, e isso encontra-se no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse contexto, o presente trabalho investiga a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFC. O objetivo do trabalho é analisar os principais aspectos que influenciam o uso do software SEI na UFC, utilizando o modelo da Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT) como referência. Para isso, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem quantitativa. As perguntas foram estruturadas e baseadas no estudo de Venkatesh et al. (2003) e para estas perguntas foi utilizada a escala Likert de 5 pontos. A análise incluiu a verificação de perfis e a identificação de diferenças entre grupos por gênero, lotação, escolaridade e experiência na instituição, utilizando médias e desvios-padrão para análise dos dados. O tratamento dos dados incluiu Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória, e revelaram que os itens do questionário se agruparam em cinco fatores: Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho, Influência Social Pessoais e Influência Social Institucional e Processos Mapeados. O fator Condições Facilitadoras não apresentou consistência, e o fator Influência Social foi dividido em dois fatores distintos relacionados a influência pessoal e influência institucional. Os fatores mais relevantes para a avaliação do uso do SEI foram a Expectativa de Desempenho e a Expectativa de Esforço. Foram aceitas as hipóteses relacionadas aos moderadores: frequência de utilização, tipo de unidade, categoria profissional e tempo de instituição. As variáveis latentes Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Influência Social (influência pessoal) mostraram-se as mais sensíveis a esses moderadores, evidenciando sua influência significativa no modelo estudado. Moderadores como gênero, idade e formação acadêmica não demonstraram influência significativa no uso da ferramenta. Por fim, não foram encontradas discrepâncias significativas no uso da ferramenta entre as diferentes unidades.
Abstract: In the current scenario, where Information Technology (IT) is established as a key element for innovation and operational efficiency, IT governance and the adoption of information systems emerge as strategic instruments for improving the efficiency of public services. Every organization seeks to implement a plan to improve its processes, and this is found in the Institutional Development Plan (PDI) of the Federal University of Ceará (UFC). In this context, this study investigates the adoption of the Electronic Information System (SEI) at UFC. The objective of the study is to analyze the main aspects that influence the use of the SEI software at UFC, using the Unified Theory of Acceptance and Utilization of Technology (UTAUT) model as a reference. For this, a case study with a quantitative approach was carried out. The questions were structured and based on the study by Venkatesh et al. (2003) and for these questions a 5-point Likert scale was used. The analysis included the verification of profiles and the identification of differences between groups by gender, location, education and experience in the institution, using means and standard deviations for data analysis. Data processing included Exploratory and Confirmatory Factor Analysis, and revealed that the questionnaire items were grouped into five factors: Effort Expectancy, Performance Expectancy, Personal Social Influence and Institutional Social Influence and Mapped Processes. The Facilitating Conditions factor did not show consistency, and the Social Influence factor was divided into two distinct factors related to personal influence and institutional influence. The most relevant factors for the evaluation of the use of SEI were Performance Expectancy and Effort Expectancy. The hypotheses related to the moderators were accepted: frequency of use, type of unit, professional category and time in the institution. The latent variables Performance Expectancy, Effort Expectancy and Social Influence (personal influence) were the most sensitive to these moderators, evidencing their significant influence in the model studied. Moderators such as gender, age and academic background did not demonstrate a significant influence on the use of the tool. Finally, no significant discrepancies were found in the use of the tool between the different units.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78405
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6248855572135427
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8199-7935
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5012570076716704
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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