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Tipo: TCC
Título: Práticas culturais patriarcais e o comportamento maternar de mulheres no contexto universitário
Autor(es): Dacca, Malena Bilhar
Orientador: Santos, Walberto Silva dos
Palavras-chave em português: Patriarcado;Maternidade;Análise do comportamento;Universidades
Palavras-chave em inglês: Patriarchy;Motherhood;Behavior analysis;Universities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: DACCA, Malena Bilhar. Práticas culturais patriarcais e o comportamento maternar de mulheres no contexto universitário. 2024. 57 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Com base na literatura analítico comportamental, entende-se que gênero é um conceito socialmente construído a partir do reforçamento diferencial, no qual o sexo biológico é um estimulo discriminativo para o acesso a reforçadores. O patriarcado se baseia nessa desigualdade de acesso a reforçadores e se estabelece como uma cultura, mais especificamente a cultura da dominação masculina, constituída por diversas práticas culturais que são passadas de geração em geração e mantidas por agências de controle que contribuem para preservar essa cultura. Partindo desse pressuposto, o atual estudo teve como objetivo elucidar de maneira geral as contingências vivenciadas por mulheres que maternam no meio acadêmico científico, por meio de um estudo teórico interpretativo que visou a interpretação de conceitos como cultura, patriarcado e contracontrole acerca desses fenômenos vivenciados por estas mulheres, a partir de uma visão analítica comportamental. Entende-se que o patriarcado contribui para manutenção de contingências aversivas experienciadas por mulheres que maternam, no entanto, movimentos feministas contribuem como práticas de contracontrole político para que contingências reforçadoras sejam acessadas de forma equitativa.
Abstract: Based on behavioral analytic literature, it is understood that gender is a socially constructed concept based on differential reinforcement, in which biological sex is a discriminating stimulus for access to reinforcers. Patriarchy is based on this unequal access to reinforcers and is established as a culture, more specifically the culture of male domination, made up of various cultural practices that are passed down from generation to generation and maintained by control agencies that contribute to preserving this culture. Based on this assumption, the current study aimed to elucidate in general terms the contingencies experienced by women who are mothers in the scientific academic environment, through an interpretative theoretical study that aimed to interpret concepts such as culture, patriarchy and counter-control about these phenomena experienced by these women, from a behavioral analytical perspective. It is understood that patriarchy contributes to the maintenance of aversive contingencies experienced by women who have children; however, feminist movements contribute as political counter-control practices so that reinforcing contingencies are accessed in an equitable manner.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78370
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4410762731739994
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9442664779197832
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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