Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78369
Tipo: TCC
Título: Avaliação de livros infantis de abordagem preventiva contra o abuso sexual
Título em inglês: The evaluation of children's books with a preventive approuch against sexual abuse
Autor(es): Pitta, Vitória Dourado
Orientador: Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
Palavras-chave em português: Abuso sexual infantil;Violência sexual infantil;Livros infantis
Palavras-chave em inglês: Child sexual abuse;Child sexual violence;Children's books
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: PITTA, Vitória Dourado. Avaliação de livros infantis de abordagem preventiva contra o abuso sexual. 2024. 33 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O abuso sexual infantil é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, tanto devido à sua alta prevalência quanto aos níveis de subnotificação. Existem abusos com e sem contato físico, a citar: exploração sexual, voyeurismo, pornografia, exibicionismo, até o ato sexual, com ou sem penetração. A maioria dos casos envolve ofensores que são do convívio da vítima. Este é o cenário que motiva estudos para a prevenção do abuso sexual infantil. Dentre os métodos utilizados para a ocorrência de programas de prevenção está o uso de livros infantis que abordam a temática e que ensinam habilidades de autoproteção para as crianças. Este é um estudo teórico descritivo que visa à avaliação de 5 títulos infantis brasileiros, publicados de 2014 a 2024, cujo enfoque é a prevenção. A avaliação foi realizada por meio do uso de um instrumento que reúne critérios da literatura internacional. A pesquisa encontrou 3 obras com potencial para prevenção e 2 outras com baixo nível de conformidade com os critérios estabelecidos. É necessário que pesquisas empíricas sejam elaboradas para avaliar os títulos em contextos de intervenção com crianças, além de estudos que avaliem cartilhas e materiais de apoio para pais e professores.
Abstract: Child sexual abuse is one of the most significant public health problems worldwide, due to both its high prevalence and underreporting. There are forms of abuse both with and without physical contact, such as sexual exploitation, voyeurism, pornography, exhibitionism, and sexual acts with or without penetration. Most cases involve perpetrators who are part of the victim's immediate environment. This situation motivates studies aimed at preventing child sexual abuse. Among the methods used in prevention programs are children's books that address the issue and teach self-protection skills to children. This is a descriptive theoretical study that evaluates 5 Brazilian books published between 2014 and 2024, focusing on prevention. The evaluation was conducted using an instrument that incorporates criteria from international literature. The research identified 3 works with potential for prevention and 2 others with a low level of compliance with the established criteria. There is a need for empirical research to evaluate these titles in intervention contexts with children, as well as studies that assess guides and support materials for parents and teachers.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78369
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4265660318641048
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6602727569218922
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_vdpitta.pdf573,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.