Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78352
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braz, Milena Marcintha Alves | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Vanessa Rocha de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T16:33:42Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T16:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Vanessa Rocha de Santana. Conselhos escolares: avaliação da política de gestão democrática escolar em Maracanaú no Ceará. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78352 | - |
dc.description.abstract | This research aims to evaluate the performance of the School Councils of Maracanaú, analyzing their possibilities and challenges for the effectiveness of Democratic Management in municipal public schools of Early Childhood Education and Elementary School. Our objective is to analyze the context and content of the School Councils Policy, investigating their trajectories and seeking to understand the performance of the counselors in the time frame of 5 years (2019-2023) and territorial, considering the municipality of Maracanaú. Understanding that the school is configured as an important ally in the confrontation of social inequalities in Brazil, having as a social function to form ethical, critical and participatory citizens, we understand and affirm that to comply with such designs, it must find support in the School Council as a management tool that brings together the entire school community in a representative way. This research is characterized by the qualitative approach in its typology, in which we use the bibliographic analysis, documentary and field research; among the essential authors in their contributions and reflections on conceptions of Education for our research, we highlight: (Gonh, 1990, 2002, 2004; Schwarcz, 2020; Paro, 2001, 2017; Vieira, 2002, 2012; Luck, 2012; Libâneo, 2004; Barcelar, 2003; Cury, 1992, 2010) ; we also used the in-depth evaluation of the policy proposed by Rodrigues (2016, 2011, 2008). Therefore, we established the triangular analysis of the information collected in the document analysis, with the questionnaire applied and interview collected, generating subsidies for the evaluation of the policy object of the research. As a result, we can see that there is a belief in the importance of school boards, but there is still misinformation about the role of board members. Nevertheless, there is a considerable amount of legislation, however the effective functioning of the councils is still dependent on the awareness of the management nuclei. The trainings are a fundamental role in trying to correct the failures of implementation of the policy, however they still suffer from the impact of the COVID-19 pandemic and the absence of time to organize the entire school agenda. In short, the research broadened the vision of a policy that faced and faces difficulties, but that promises the democratic construction of education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conselhos escolares: avaliação da política de gestão democrática escolar em Maracanaú no Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa se propõe a avaliar a atuação dos Conselhos Escolares de Maracanaú, analisando suas possibilidades e desafios para a efetivação da Gestão Democrática nas escolas públicas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nosso objetivo é entender o contexto e o conteúdo da Política dos Conselhos Escolares, investigando suas trajetórias e buscando compreender a atuação dos conselheiros no recorte temporal de 5 anos (2019-2023) e territorial, considerando o município de Maracanaú. Ao compreender que a escola se configura como um importante aliado no enfrentamento das desigualdades sociais no Brasil, tendo como função social formar cidadãos éticos, críticos e participativos, compreendemos e afirmamos que para cumprir com tais desígnios, ela deve encontrar apoio no Conselho Escolar como um instrumento de gestão que congrega de forma representativa toda a comunidade escolar. Esta pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa na sua tipologia, em que utilizamos a análise bibliográfica, documental e a pesquisa de campo; dentre os autores imprescindíveis em suas contribuições e reflexões sobre concepções de Educação para a nossa pesquisa, destacamos: (Gonh, 1990, 2002, 2004; Schwarcz, 2020; Paro, 2001, 2017; Vieira, 2002, 2012; Luck, 2012; Libâneo, 2004; Barcelar, 2003; Cury, 1992, 2010); utilizamos também a avaliação em profundidade da política proposta por Rodrigues (2016, 2011, 2008). Para tanto, estabelecemos a análise triangular das informações coletadas na análise documental, com o questionário aplicado e entrevista coletada, gerando subsídios para a avaliação da política objeto da pesquisa. Como resultado, podemos verificar que existe uma crença da importância dos conselhos escolares, contudo há ainda desinformação quanto ao papel dos membros dos conselhos. Não obstante, evidencia-se uma quantidade de legislação considerável, entretanto o funcionamento efetivo dos conselhos ainda fica dependente da conscientização dos núcleos gestores. As formações constituem um papel fundamental na tentativa de corrigir as falhas de implementação da política, contudo ainda sofrem com o impacto da pandemia do COVID-19 e com a ausência de tempo hábil para organização de toda a agenda escolar. Em síntese, ampliou-se, com a pesquisa, a visão de uma política que enfrentou e enfrenta dificuldades, mas que promete a construção democrática da educação. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Democracia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Participação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Conselhos de educação - Maracanaú (CE) | - |
dc.subject.ptbr | Participação social | - |
dc.subject.ptbr | Gestão democrática | - |
dc.subject.en | Democracy | pt_BR |
dc.subject.en | Participation | pt_BR |
dc.subject.en | School management | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5003297877766203 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1462998335310020 | pt_BR |
local.date.available | 2024-10-02 | - |
Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_vrsguimaraes.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.