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dc.contributor.advisorPompeu, Ana Maria César-
dc.contributor.authorSilva, Stefanie Cavalcanti de Lima-
dc.date.accessioned2024-10-02T13:55:27Z-
dc.date.available2024-10-02T13:55:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Stefanie Cavalcanti de Lima. O velho (não) irado na Comédia Nova de Menandro e de Terêncio. Orientadora: Ana Maria César Pompeu. 2024. 109 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78351-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the figures of the angry old man and the non-angry old man in New Comedy, more precisely in the work of the playwrights Menander and Terence, placing these characters in comparison for a greater understanding of how these old men function within the dynamics of the theatrical text and what leads them to be dominated or not by vices. For the purposes of comparative analysis, we will use philosophical texts by authors such as Plato, Aristotle, Cicero and Seneca, with the aim of establishing what was the expected behavior of old people in the period in which the studied plays were inserted and whether this behavior was reproduced or not in the theater. To do this, we will highlight the speeches of these characters and their motivations, always using philosophy – Peripatetic and Stoic – as a behavioral parameter of what was expected in society. We hope, with this research, to contribute to the studies of classical theater, highlighting the importance of philosophical contributions and discussions in the development of this theater and in the composition of its characters.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO velho (não) irado na Comédia Nova de Menandro e de Terênciopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese tem como objetivo de investigação as figuras do velho irado e do velho não irado na Comédia Nova, mais precisamente na obra dos dramaturgos Menandro e Terêncio, colocando essas personagens em comparação para um maior entendimento de como esses velhos funcionam dentro da dinâmica do texto teatral e o que os leva a serem dominados ou não pelos vícios. Para fins de análise comparativa, usaremos textos filosóficos de autores como Platão, Aristóteles, Cícero e Sêneca, com objetivo de estabelecer qual era o comportamento esperado dos velhos no período no qual as peças estudadas estavam inseridas e se esse comportamento era reproduzido ou não no teatro. Para isso, destacaremos as falas dessas personagens e suas motivações, utilizando a filosofia – peripatética e estoica – como parâmetro comportamental do que era esperado na sociedade. Esperamos, com essa pesquisa, contribuir para os estudos do teatro clássico, destacando a importância das contribuições e discussões filosóficas no desenvolvimento desse teatro e na composição de suas personagens.pt_BR
dc.subject.ptbrComédia Novapt_BR
dc.subject.ptbrMenandropt_BR
dc.subject.ptbrTerênciopt_BR
dc.subject.ptbrVelho iradopt_BR
dc.subject.ptbrVelho não iradopt_BR
dc.subject.enNew Comedypt_BR
dc.subject.enMenanderpt_BR
dc.subject.enTerencept_BR
dc.subject.enAngry Old Manpt_BR
dc.subject.enNot angry old manpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8634047155277137pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5688-7734pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4726092826722326pt_BR
local.date.available2024-10-02-
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