Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Larissa Maria Ferreira da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Fabiano Mesquita de-
dc.date.accessioned2024-09-19T19:41:30Z-
dc.date.available2024-09-19T19:41:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Fabiano Mesquita de. O agir argumentativo no gênero Multimodal Vlog. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78246-
dc.description.abstractThis dissertation was carried out based on research developed at Professional Master's Program in Modern Languages/ Linguistics at the Federal University of Ceará with the purpose of investigate the understanding of the multimodal vlog genre regarding the manifestation of argumentation and multiliteracies in the light of ISD and Visual Design Grammar. It started from the premise that the school must incorporate new ways for students to interact in the most different communication situations produced in the digital environment and turn its attention to the teaching of oral genres in terms of textual understanding, without just excelling, as did the society throughout its history, by certain language practices such as written/printed culture, disregarding others such as digital. This initial finding motivated the selection of vlogs belonging to the journalistic-media field and posted on channels that address environmental activism on YouTube, in which language is used that is closer to the reality of students in the 9th year of elementary school and socially relevant content. and current approaches to promoting critical literacy and multiculturalism in Portuguese teaching. To discuss the object, it was based on theoretical contributions from authors such as Bronckart (2023), Rojo (2012), Volóchinov (2013), among others, and on official documents such as the National Common Curricular Base (2018). Methodologically, the present work adopts a qualitative approach and assumes a bibliographic, documentary and propositional character, using the didactic itinerary as a device for the oral understanding of this genre in Portuguese language classes in the face of new forms of reading, a new way of positioning oneself and to construct arguments. This device, which allows students to develop their language skills when learning a multimodal genre, also considers verbal transcriptions of the aforementioned vlogs and visual resources, as well as text organization layer categories, for the analysis of the production context, thematic content, textualization mechanisms and enunciative and non-linguistic means. The contributions, triggered by this research, will serve the student as an opportunity for critical literacy in the interpretation and reflection on topics covered in the vlogs and the teacher as inspiration for the creation and experimentation of teaching materials focused on reading/listening to texts oral, multisemiotic and multimedia, improving teaching practice and, in effect, the field of teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO agir argumentativo no gênero Multimodal Vlogpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação foi concretizada a partir de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Ceará com o propósito de investigar a compreensão do gênero multimodal vlog quanto à manifestação da argumentação e dos multiletramentos à luz do ISD e da Gramática do Design-Visual. Partiuse da premissa de que a escola deve incorporar novas formas de os alunos interagirem nas mais distintas situações de comunicação produzidas no ambiente digital e voltar o seu olhar para o ensino de gêneros orais quanto à compreensão textual, sem apenas primar, como tem feito a sociedade ao longo de sua história, por certas práticas de linguagem como a da cultura escrita/impressa, desprezando outras como a digital. Essa constatação inicial motivou a seleção de vlogs pertencentes ao campo jornalístico-midiático e postados em canais que abordam o ativismo ambiental no Youtube, em que se recorre a uma linguagem mais próxima da realidade dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental e a conteúdos relevantes socialmente e atuais para a promoção do letramento crítico e da multiculturalidade no ensino de português. Para a discussão do objeto, embasou-se nas contribuições teóricas de autores como Bronckart (2023), Rojo (2012), Volóchinov (2013), entre outros, e em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (2018). Metodologicamente, o presente trabalho adota a abordagem qualitativa e assume um caráter bibliográfico, documental e propositivo, recorrendo ao itinerário didático como dispositivo para a compreensão desse gênero nas aulas de Língua Portuguesa diante de novas formas de leitura, de um novo modo de se posicionar e de construir argumentos. Esse dispositivo, que permite aos alunos desenvolverem as suas capacidades de linguagem na aprendizagem de um gênero multimodal, considera ainda transcrições verbais dos referidos vlogs e recursos visuais, assim como as categorias de camada de organização do texto, para a análise do contexto de produção, do conteúdo temático, dos mecanismos de textualização e enunciativos e de meios não linguísticos. As contribuições, desencadeadas por esta pesquisa, servirão ao aluno como oportunidade para um letramento crítico na interpretação e na reflexão sobre temas abordados nos vlogs; e ao professor como inspiração para a elaboração e para a experimentação de materiais didáticos com foco na leitura/escuta de textos orais, multissemióticos e multimidiáticos, melhorando a prática docente e, com efeito, o campo do ensino.pt_BR
dc.subject.ptbrLeitura/escutapt_BR
dc.subject.ptbrVlogpt_BR
dc.subject.ptbrInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subject.enReading/Listeningpt_BR
dc.subject.enSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-0423-3634pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0941321877363141pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4256-2023pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3304958863444247pt_BR
local.date.available2024-09-19-
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_fmsousa.pdf10,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.