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dc.contributor.advisorMonteiro, Ingrid Teixeira-
dc.contributor.authorBatista, Nathan Lima-
dc.date.accessioned2024-09-19T17:15:13Z-
dc.date.available2024-09-19T17:15:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBATISTA, Nathan Lima. Arte e cultura para pessoas surdas: uma releitura acessível e interativa da exposição "Bestiário Nordestino". 2024. 131 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Programa de Pós-Graduação em Computação, Quixadá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78244-
dc.description.abstractArt manifests in various forms, including painting, literature, dance, theater, and music. With technological advancements, new forms of artistic expression have emerged, particularly in the digital realm. Since the 1980s, computational image representation has opened up numerous possibilities, allowing artists to use technological tools both for creating and sharing their work. Within the context of digital art, interactive digital art stands out by involving active participation from users, transforming the artistic experience into a dynamic and collaborative process. In the context of Deaf culture, there are various artistic expressions with unique characteristics that set them apart from other forms of art. To better understand these particularities, we conducted interviews with members of the Deaf community, revealing a significant lack of interactive digital art aimed at this audience. It was observed that the few digital artworks known to the Deaf community are often shared through social media and frequently lack interactivity. To address this gap, this work proposes creating an interactive digital experience for the Deaf community, inspired in the exhibition "Bestiário Nordestino – A Look at Fantastic Engraving", held at the Casa de Antônio Conselheiro in Quixeramobim, Ceará, exposed during 2023 and the first half of 2024. Exploratory visits to the exhibition were conducted with a group of Deaf individuals to identify accessibility gaps and understand how Deaf people interact with the exhibited artworks. Subsequently, we held a focus group to gather detailed information about the participants’ experiences. In the following stage, we engaged in collaborative prototyping with Deaf artist Lúcia de Fátima, also from Quixeramobim, Ceará. This phase was crucial for designing an accessible website focused on four selected works from the exhibition and producing content that facilitated interaction for Deaf users. After finalizing the prototype, we conducted usability tests and interviews with Deaf community members to gather feedback on the site and identify potential improvements.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte e cultura para pessoas surdas: uma releitura acessível e interativa da exposição "Bestiário Nordestino"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA arte manifesta-se de diferentes formas, seja por meio de pinturas, literatura, dança, teatro ou música. Com o avanço tecnológico, surgiram novas formas de expressar a arte, especialmente no contexto digital. A partir da década de 1980, a representação computacional de imagens abriu uma ampla gama de possibilidades, permitindo que artistas utilizassem ferramentas tecnológicas tanto para a criação quanto para o compartilhamento de suas obras. Dentro do contexto da arte digital, a arte digital interativa se destaca ao envolver a participação ativa dos usuários, transformando a experiência artística em um processo dinâmico e colaborativo. No contexto da cultura surda, existem diversas manifestações artísticas com características próprias que as distinguem de outras formas de arte. Para compreender melhor essas particularidades, realizamos entrevistas com membros da comunidade surda, o que revelou uma escassez significativa de artes digitais interativas voltadas para esse público. Observou-se que as poucas obras digitais conhecidas pela comunidade surda são geralmente compartilhadas por meio das redes sociais e, frequentemente, não envolvem interação. Com o objetivo de explorar essa lacuna, o presente trabalho propõe a criação de uma experiência interativa digital voltada para a comunidade surda, utilizando como estudo de caso a exposição "Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica", realizada na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, Ceará, durante o ano de 2023 e o primeiro semestre de 2024. Foram realizadas visitas exploratórias com um grupo de pessoas surdas à exposição, visando identificar lacunas de acessibilidade e compreender como as pessoas surdas interagem com as obras de arte expostas. Posteriormente, realizamos um grupo focal para coletar informações detalhadas sobre a experiência dos participantes. Em uma etapa subsequente, desenvolvemos uma prototipação colaborativa com a artista surda Lúcia de Fátima, também de Quixeramobim, Ceará. Essa fase foi crucial para idealizar um site acessível, focado em quatro obras selecionadas da exposição, e para produzir conteúdos que facilitassem a interação dos surdos com essas obras. Após a finalização do protótipo, realizamos testes de usabilidade e entrevistas com membros da comunidade surda, a fim de obter feedback sobre o site e identificar possíveis melhorias.pt_BR
dc.subject.ptbrArte digital interativapt_BR
dc.subject.ptbrCultura surdapt_BR
dc.subject.ptbrComunidade surdapt_BR
dc.subject.ptbrAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subject.ptbrRealidade aumentadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5468-0724pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6835701169389233pt_BR
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