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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorFreire, Georgia Carla Barreto-
dc.date.accessioned2024-09-17T17:36:34Z-
dc.date.available2024-09-17T17:36:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFREIRE, Georgia Carla Barreto. Ensino de leitura e combate ao preconceito contra a mulher negra: proposta de atividade com a HQ Os Santos – uma tira de humor ódio. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78220-
dc.description.abstractThe present work of propositional and qualitative nature contributes to teaching reading and to the expansion of language skills through the reading of the comic book genre as support for the discussion and the fight against prejudice towards black women through Portuguese Language classes in the 9th year of Elementary School. Furthermore, this research describes to what extent the expansion of these skills directs students' learning in order to make the process more meaningful by completing the steps of the reading class presented by Leurquin (2014). For that, it was presented, by the end of this study, an activity notebook divided into six modules that would guide the work with the categories of the theoretical framework of Sociodiscursive Interactionism - ISD (BRONCKART, 1999), focusing on production context (capacity for action), voices and modalizations (linguistic-discursive skills), using the comic book Os Santos – a story of humor hate in order to demonstrate how prejudice against black women is marked in society. Moreover, contributions from the studies of Grammar of Visual Design– GVD (KRESS and VAN LEUWEEN, 1996) made it possible the comprehension of multisemiotic aspects of the text. The theoretical support of this work is also based on authors such as Kleiman (2016), Smith (1989) and Braggio (1992), concerning the work with reading, models, conceptions and planning; Dolz and Schneuwly (2004), regarding the expansion of language skills, in addition to others who helped in the development of this research. Through this work, in line with the proposal in which it is inserted, it is expected that basic education teachers will have another instrument for reading classes, with focus on interactive classes, which value all stages from planning to results, since reading needs to bring meaning and critical thinking, so the subject becomes an agent of change according to their reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de leitura e combate ao preconceito contra a mulher negra: proposta de atividade com a HQ Os Santos – uma tira de humor ódiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, de cunho propositivo e de abordagem qualitativa, contribui para o ensino de leitura e para a ampliação das capacidades de linguagem a partir da leitura do gênero HQ como auxílio na discussão e no combate ao preconceito contra a mulher negra por meio das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. Ademais, esta pesquisa descreve em que medida a ampliação dessas capacidades direciona a aprendizagem dos alunos de modo a tornar o processo mais significativo mediante o cumprimento das etapas da aula de leitura apresentadas por Leurquin (2014). Para isso, foi apresentado, ao final deste estudo, um caderno de atividades dividido em seis módulos que orientam o trabalho com as categorias do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (Bronckart, 1999), com foco no contexto de produção (capacidade de ação), vozes e modalizações (capacidades linguístico-discursivas), utilizando-se da HQ Os Santos – uma história de humor ódio no intuito de demonstrar como o preconceito contra a mulher negra é demarcado na sociedade. Além disso, as contribuições dos estudos da Gramática do Design Visual – GDV (Kress e Van Leuween, 1996) possibilitaram a compreensão dos aspectos multissemióticos do texto. O aporte teórico do trabalho valeu-se ainda de autores como Kleiman (2016), Smith (1989) e Braggio (1992), no que concerne ao trabalho com a leitura, modelos, concepções e planejamento; Dolz e Schneuwly (2004), no que diz respeito a ampliação das capacidades de linguagem, além de outros autores que auxiliaram no desenvolvimento desta pesquisa. Por meio deste trabalho, em consonância com a proposta na qual ele se insere, espera-se que os professores da educação básica possuam mais um instrumento para as aulas de leitura, com enfoque na aula interativa, que valoriza todas as etapas da aula do planejamento aos resultados, uma vez que a leitura precisa trazer significado e reflexão crítica para que o sujeito se transforme em agente da mudança de acordo com a sua realidade.pt_BR
dc.title.enTeaching reading and combat prejudice against black women: proposed activity with the HQ Os Santos – a strip of hateful humorpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de leiturapt_BR
dc.subject.ptbrCapacidades de linguagempt_BR
dc.subject.ptbrInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subject.ptbrPreconceito racialpt_BR
dc.subject.enReading teachingpt_BR
dc.subject.enLanguage capabilitiespt_BR
dc.subject.enSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subject.enRacial prejudicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9671408536504262pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7532-1210pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8481500214152887pt_BR
local.date.available2024-09-17-
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