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dc.contributor.advisorAlmeida, Cleycianne de Souza-
dc.contributor.authorMoura, Antonia Francielly do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:46:36Z-
dc.date.available2024-09-09T14:46:36Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationMOURA, Antonia Francielly do Nascimento. O papel das mídias sociais como ferramenta de marketing e prospecção de clientes no período de pandemia no setor de vendas do ramo calçadista, 2023. TCC ( Curso de graduação em Finanças) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78117-
dc.description.abstractThe present work has the objective of carrying out an analysis of the role of social media as a marketing and customer prospecting tool in the period during the pandemic, through a case study in a shoe store. The methodology used was exploratory, descriptive, bibliographical and qualitative in nature through a case study. Data collection was carried out through the application of a compound of 29 closed questions, together with the owner of the company Charme.com. The appreciated results were strengthened, meeting the roposed objectives, showing the concept and evolution of marketing to the digital age and the importance of the role of social media in the sales sector, especially in the pandemic period. In this way, it was possible to verify that the pandemic accelerated the digitalization process of companies and that the use of social media was fundamental for the sales sector in this period. Before, this process was not prioritized, with sales mostly only in the physical store. Since then, sales channels such as Instaram and WhatsApp have been adopted, where it is possible to present products and contact customers, do business and marketing in a more comprehensive way. From a financial point of view, social media management presents an opportunity for the company to survive in the midst of the crisis, since it implies an increase in sales and a higher profit margin. It was also found that the company Charme.com managed to achieve better results in its sales and customer prospecting from the use of sales channels and investments in digital marketing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel das mídias sociais como ferramenta de marketing e prospecção de clientes no período de pandemia no setor de vendas do ramo calçadistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho possui o objetivo de realizar uma análise da função das mídias sociais como ferramenta de marketing e prospecção de clientes no período durante a pandemia, através de um estudo de caso em uma loja do ramo calçadista. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, descritivo, bibliográfico e de natureza qualitativa através de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário composto de 29 questões fechadas, junto ao proprietário da empresa Charme.com. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, atendendo aos objetivos propostos, mostrando o conceito e evolução do marketing até a era digital e a importância do papel das mídias sociais no setor de vendas, principalmente no período de pandemia. Desta forma foi possível constatar que a pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas e que o uso das mídias sociais foi fundamental para o setor de vendas neste período. Antes, este processo não era priorizado, sendo as vendas em sua maioria apenas na loja física. Desde então foram adotados canais de vendas como Instaram e WhatsApp onde é possível apresenta produtos e contatar clientes, fazer negociações e marketing de maneira mais abrangente. Do ponto de vista financeiro, a gestão das mídias sociais apresenta uma oportunidade de sobrevivência da empresa em meio à crise, uma vez que implica em um aumento das vendas e maior margem de lucro. Constatou-se ainda que a empresa Charme.com conseguiu alcançar melhores resultados em suas vendas e prospecção de clientes a partir do uso de canais de vendas e investimentos no marketing digital.pt_BR
dc.subject.ptbrMarketing digitalpt_BR
dc.subject.ptbrMídias digitaispt_BR
dc.subject.ptbrPandemiapt_BR
dc.subject.ptbrVenda de calçadospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.date.available2023-12-
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