Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78092
Tipo: TCC
Título: Aspectos motivacionais de bailarinas clássicas adultas: um estudo qualitativo
Título em inglês: Motivational aspects of adult classical dancers: a qualitative study
Autor(es): Magalhães, Leticia Rocha
Orientador: Nepomuceno, Léo Barbosa
Palavras-chave em português: Motivação;Balé adulto;Autodeterminação
Palavras-chave em inglês: Motivation;Adult ballet;Self-determination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2023
Citação: MAGALHÃES, Leticia Rocha. Aspectos motivacionais de bailarinas clássicas adultas: um estudo qualitativo. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A dança, como exercício físico, pode proporcionar ao indivíduo que a pratica, autoestima, estética corporal, força muscular através dos movimentos realizados por tal atividade. O balé clássico é uma modalidade de dança que cada vez mais está sendo procurada por mulheres adultas, mesmo com sua alta exigência técnica. A motivação é a base determinante para o início de uma atividade e sua manutenção com persistência e vontade, no entanto, de acordo com a teoria da Autodeterminação, pode ser integrada por diferentes fatores motivacionais, sendo eles intrínsecos e extrínsecos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos motivacionais relacionados à prática regular de balé clássico em mulheres adultas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo através de duas partes: na primeira parte realizou-se entrevistas semiestruturadas com 8 mulheres, de 18 a 45 anos, com questões envolvendo o tema do estudo. A segunda, por meio de um formulário aplicado via Google Docs, baseado e adaptado do “Inventário de motivação à prática regular de atividade física”. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo de Minayo. Os resultados e discussão foram agrupados em dois temas: perfis motivacionais que incentivaram a bailarina adulta e motivação no contexto da Teoria da Autodeterminação. As bailarinas entrevistadas optaram por balé clássico por diversos motivos, sendo os principais deles o prazer e o bem-estar físico e emocional. A redução do estresse também foi relatada pela maioria das bailarinas e a competitividade não foi mencionada nas entrevistas.
Abstract: Dance as a physical exercise can provide the individual who practices it with self-esteem, body aesthetics and muscle strength through the movements performed by this activity. Classical ballet is a dance modality that is increasingly being sought out by adult women, despite its high technical demands. Motivation is the determining basis for the initiation of an activity and its maintenance with persistence and will. However, according to the theory of Self-Determination, it can be integrated by different motivational factors, which are intrinsic and extrinsic. Therefore, the objective of this study is to analyze the motivational aspects related to the regular practice of classical ballet in adult women. For this purpose, a qualitative research was carried out in two parts. In the first part, semi-structured interviews were conducted with 8 women, aged 18 to 45 years, with questions involving the subject of the study. In the second one, a form was applied via Google Docs, based on and adapted from the "Motivation Inventory to Practice Regular Physical Activity." The data was analyzed using Minayo's content analysis. The results and discussion were grouped into two themes: motivational profiles that encouraged the adult dancer and motivation in the context of the Self-Determination Theory. The dancers interviewed chose classical ballet for a variety of reasons, the main ones being pleasure and physical and emotional well-being. Stress reduction was also reported by most of the dancers and the competitiveness was not mentioned in the interviews.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78092
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0130874944686138
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lrmagalhaes.pdf368,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.