Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78086
Tipo: | Dissertação |
Título: | Maturidade da cultura de segurança do trabalho em uma instituição federal de ensino |
Autor(es): | Mateus, Cássia Cristina da Silva |
Orientador: | Leopoldino, Cláudio Bezerra |
Palavras-chave em português: | Maturidade;Segurança do trabalho;Cultura organizacional;Cultura de segurança |
Palavras-chave em inglês: | Maturity;Occupational safety;Organizational culture;Safety culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MATEUS, Cássia Cristina da Silva. Maturidade da cultura de segurança do trabalho em uma instituição federal de ensino. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | No Brasil, até 1990, não havia medidas regulatórias específicas para a saúde dos servidores públicos. Somente em 2009 surge a Política de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (PASS), abrangendo uma série de aspectos relacionados à saúde dos servidores. Nesse contexto, o foco desta investigação reside na maturidade da Cultura de Segurança do Trabalho nos Institutos Federais de Ensino. A questão de pesquisa que orienta este estudo busca compreender o estágio de maturidade da cultura de segurança do trabalho em uma instituição federal de ensino. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, tendo como público-alvo os servidores públicos federais em exercício no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A pesquisa foi realizada com os servidores públicos federais ativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que conta com 34 unidades em 32 municípios, totalizando 3.569 servidores. A coleta de dados foi feita por meio de questionário online adaptado, e a análise contemplou técnicas qualitativas, como a análise do grau de concordância das variáveis para a avaliação do estágio de maturidade, e técnicas quantitativas, como o teste de Coeficiente Alfa de Cronbach e a análise fatorial exploratória. O trabalho está estruturado em cinco seções: introdução, referencial teórico, metodologia, achados do estudo e considerações finais. Os resultados alcançados apontam um estágio de maturidade geral reativo, não havendo diferenças significativas entre docentes e técnicos administrativos. Todavia, entre as macrorregiões 04 e 05, mais distantes da matriz, apresentou-se um grau de discordância mais acentuado. Os fatores que foram categorizados com menor grau de maturidade foram comunicação, comprometimento e envolvimento. A análise fatorial apontou cinco fatores para a explicação do grau de maturidade, assim como o modelo adotado. Entretanto, as variáveis do modelo foram reorganizadas nos fatores por correlação, sendo a variável E3 (Meios de informação) eliminada por não atingir carga fatorial satisfatória. Esta pesquisa contribuiu para o aprofundamento do arcabouço teórico e empírico do modelo de avaliação adotado, propondo melhorias na escala de avaliação dos estágios de maturidade. Além disso, oferece novas perspectivas para melhorias organizacionais, identificando oportunidades de aprimoramento na cultura de segurança da instituição. Socialmente, fornece subsídios para a definição de ações estratégicas que impactam na satisfação dos servidores diante das condições de trabalho a eles imputadas. |
Abstract: | In Brazil, until 1990, there were no specific regulatory measures for the health of public servants. Only in 2009 did the Policy of Attention to the Health of Federal Public Servants (PASS) emerge, encompassing a series of aspects related to the health of the servants. In this context, the focus of this investigation lies in the maturity of the Safety Culture in Federal Institutes of Education. The research question guiding this study seeks to understand the maturity stage of the safety culture in a federal educational institution. To this end, the research adopted a quantitative, exploratory, and descriptive approach, targeting federal public servants working at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará. The research was conducted with the active federal public servants of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará, which has 34 units in 32 municipalities, totaling 3569 servants. Data collection was carried out through an adapted online questionnaire, and the analysis included qualitative techniques, such as the analysis of the degree of agreement of the variables for the evaluation of the maturity stage, and quantitative techniques, such as the Cronbach's Alpha Coefficient test and exploratory factor analysis. The work is structured into five sections: introduction, theoretical framework, methodology, study findings, and final considerations. The results indicate an overall reactive maturity stage, with no significant differences between teachers and administrative technicians. However, between the macro regions 04 and 05, which are further from the headquarters, a more pronounced degree of disagreement was observed. The factors categorized with the lowest degree of maturity were communication, commitment, and involvement. The factor analysis pointed to five factors explaining the degree of maturity, as did the adopted model. However, the model variables were reorganized into factors by correlation, with variable E3 (Means of information) being eliminated for not reaching a satisfactory factor load. This research contributed to the deepening of the theoretical and empirical framework of the adopted evaluation model, proposing improvements in the maturity stage assessment scale. Furthermore, it offers new perspectives for organizational improvements, identifying opportunities for enhancement in the institution's safety culture. Socially, it provides support for defining strategic actions that impact the satisfaction of the servants regarding their working conditions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78086 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4826896064968053 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3897759231260460 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPAC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_ccsmateus.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.