Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRios, Maria Alexsandra de Sousa-
dc.contributor.authorPinheiro, Mateus Farias-
dc.date.accessioned2024-09-05T13:46:05Z-
dc.date.available2024-09-05T13:46:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Mateus Farias. Análise da contribuição profissional de uma empresa júnior para seus participantes: levantamento com a EJ de engenharia mecânica da UFC de Fortaleza. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78072-
dc.description.abstractIn a context where young people face several barriers to enter the job market, especially in engineering, where the industry demands new learning, the Junior Enterprise Movement arises with the purpose of training college students for this phase. With this in mind, it is of utmost importance to understand what contribution the junior company makes to the participants' careers, analyzing their soft skills and general and specific competencies in mechanical engineering. To achieve this goal, a descriptive survey of qualitative and quantitative aspects was conducted with members who were part of Diferencial Jr, a junior enterprise of the mechanical engineering course of the Federal University of Ceará at the Fortaleza campus, from 2015 to 2023. All the answers were collected and analyzed, and it was possible to notice that 90% of the participants consider the organization relevant or very relevant to their careers. Furthermore, teamwork, communication, and problem-solving skills were the most developed socioemotional qualities. Furthermore, almost 40% of the respondents cited that the association is very important in the ethical application of engineering normative acts. Also, Thermal Systems, Production, and Mechanical Systems were the three most developed mechanical engineering curricular units among all the votes. Thus, it can be seen that this movement has a relevant impact on the student's development in all the issues addressed. The relationship between the number of projects carried out and the development of the associates was evident, in which a proportionality between the factors was perceptible. The relationship between the number of projects carried out and the evolution of the associates was evident, in which a proportionality between the factors was perceptible. It was also possible to notice a similar relationship with the number of managements, but with a possible plateau at 4 managements. Some data that demonstrate this correlation include the perception of relevance of the junior company for the career and the development of general engineering competences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da contribuição profissional de uma empresa júnior para seus participantes: levantamento com uma EJ de engenharia mecânica da UFC de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um contexto onde os jovens enfrentam diversas barreiras para ingressar no mercado de trabalho, principalmente no ramo de engenharia, onde a indústria demanda novos aprendizados, surge o Movimento Empresa Júnior com o propósito de capacitar os universitários para essa fase. Com isso, é de suma importância entender qual a contribuição da empresa júnior na carreira dos participantes, analisando habilidades interpessoais e competências gerais e específicas de engenharia mecânica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento descritivo de aspectos qualitativo e quantitativo, com integrantes que fizeram parte da Diferencial Jr, empresa júnior do curso de engenharia mecânica da Universidade Federal do Ceará do campus de Fortaleza, no período de 2015 a 2023. Foram coletadas e analisadas todas as respostas e foi possível perceber que 90% dos participantes consideram a organização relevante ou muito relevante para suas carreiras. Além disso, trabalho em equipe, comunicação e capacidade de resolução de problemas foram as qualidades socioemocionais mais desenvolvidas. Ademais, quase 40% dos respondentes citaram que a associação é muito importante na aplicação ética de atos normativos de engenharia. Outrossim, Sistemas Térmicos, Produção e Sistemas Mecânicos foram as 3 unidades curriculares de engenharia mecânica mais desenvolvidas dentre todos os votos. Com isso, pode-se notar que esse movimento tem um impacto relevante no desenvolvimento do aluno em todos os quesitos abordados. Ficou evidente à relação da quantidade de projetos realizados e da evolução dos associados, no qual foi perceptível uma proporcionalidade entre os fatores. Também foi possível perceber uma relação similar com a quantidade de gestões, mas com um possível platô em 4 gestões. Alguns dados que demonstram essa correlação incluem a percepção de relevância da empresa júnior para a carreira e o desenvolvimento das competências gerais de engenharia.pt_BR
dc.subject.ptbrProjeto de Extensãopt_BR
dc.subject.ptbrFormação Profissionalpt_BR
dc.subject.ptbrCompetênciaspt_BR
dc.subject.ptbrEmpresa Júniorpt_BR
dc.subject.enExtension Projectpt_BR
dc.subject.enProfessional Trainingpt_BR
dc.subject.enSkillspt_BR
dc.subject.enJunior Enterprisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1214525873456764pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6872916731299617pt_BR
local.date.available2023-06-27-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_mfpinheiro.pdf894,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.