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Tipo: TCC
Título: Mapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografia
Autor(es): Silva, Daniel Oliveira da
Nascimento, Mateus Dias do
Orientador: Oliveira, Alexandra Maria de
Palavras-chave em português: Geografia - Estudo e ensino;Ensino - Meios auxiliares;Mapas na educação;Maquetes na educação;Geografia - Ensino auxiliado por computador
Palavras-chave em inglês: Geography;Basic school;Maps;Models;Digital instrumentation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Daniel Oliveira da; NASCIMENTO, Mateus Dias do. Mapas, maquetes e instrumentos digitais no auxílio do ensino de Geografia. 2024. 49 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A ciência geográfica é altamente prejudicada pela forma como é abordada, haja vista sua natureza sintetizante entre teorias e práticas que compõem o ser humano e o espaço que este produz. Entendendo pelos olhos dos estudantes a forma ideal para se apresentar a geografia, busca-se então elaborar métodos e metodologias didáticas para que a geografia seja então tornada atraente para quem a recebe. O modelo do presente trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica qualitativa, buscando características que melhor empenhem o papel de facilitadoras para o processo de ensino-aprendizagem dentro da geografia. Os mapas, as maquetes e a instrumentalização digital surgem como modelos facilitadores de ensino-aprendizado, haja vista sua característica de ser visual e prática, englobando áreas significativas para o ensino de geografia. Em suma, a geografia tende a ser vista com melhores olhos se bem apresentada, pois seus conteúdos são concernentes ao dia a dia de todos, ao espaço que os cerca. Tal proximidade com o receptor deve ser evidenciada durante as temáticas trabalhadas em todas as aulas.
Abstract: The geographic science is harmed by the way it is approached, given its synthesizing nature between theories and practices that constitute the human and the space he produces. Understanding through the students' perspective the ideal way to show the geography, search seek to develop teaching methods and methodologies so that geography becomes attractive to those who receive it. The model of this work is based on qualitative bibliographical research, looking for characteristics that best play the role of facilitators of the education process in geography. Maps, models and digital instrumentation emerge as facilitating process of teaching-learning, because of their characteristic of being visual and practical, covering significant areas for the teaching of geography. In short, geography tends to be better seen if it is well presented, because their contents concern each person's daily life, the space that surrounds them. This proximity to the receiver must be evident during all the topics covered in all classes.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78057
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0302076576218922
http://lattes.cnpq.br/9390489496836714
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5468866578628283
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

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