Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78017
Tipo: | Dissertação |
Título: | As aventuras do Flama: a radionovela que ultrapassou os sentidos |
Título em inglês: | The adventures of Flama: the radio soap opera that went beyond the senses |
Título em espanhol: | Las aventuras de Flama: la radionovela que Iba más allá de los sentidos |
Título em francês: | Les aventures de Flama: le feuilleton radiophonique qui dépassait les sens |
Autor(es): | Viana, Ana Geisa Barbosa |
Orientador: | Lima, Maria Érica de Oliveira |
Coorientador: | Pinheiro, Roseane Arcanjo |
Palavras-chave em português: | Rádio;Flama;Radionovela;Super-herói;Paraíba;Campina Grande |
Palavras-chave em inglês: | Radio;Flame;Radio soap opera;Superhero;Paraíba;Campina Grande |
Palavras-chave em espanhol: | Radio;Flama;Radionovela;Superhéroe;Paraíba;Campina Grande |
Palavras-chave em francês: | Radio;Flamme;Feuilleton radiophonique;Super-héros;Paraíba;Campina Grande |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | VIANA, Ana Geisa Barbosa. As aventuras do Flama: a radionovela que ultrapassou os sentidos. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada narra antes de tudo a história de um super-herói que surgiu em Campina Grande, ainda durante a década de 1950 e perdura seu legado até os dias atuais por múltiplos meios de comunicação, transpassando os sentidos e a imaginação do seu público. A radionovela As Aventuras do Flama, dispunha de uma história que narrava as aventuras do protagonista, o super-herói Flama, que enfrentava vilões como o Cicatriz e invasões alienígenas, solucionava casos juntamente com sua equipe de amigos Comissário, Bolão, Zito, e sua noiva Eliana. A narrativa ultrapassou diversos meios de comunicação e carrega o legado de um dos primeiros super-heróis nacionais e o primeiro do estado da Paraíba, contribuindo assim, não apenas para a comunicação regional, mas também nacional. Portanto, esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma cronologia da história do rádio e imersões em conceitos de cultura e hibridismo cultural, trabalhados por Canclini (1997) até o apogeu da radiofonia nacional, levantando as passagens de histórias dos super-heróis pelas ondas hertzianas e o partilhamento dessas narrativas, muito antes do que Kinder (1993) definiu como transmídia. Para que a partir desta revisão bibliográfica, seja introduzida a metodologia da pesquisa de caráter qualitativo com o uso da metodologia da História Oral auxiliada de Análises Documentais, para descobrir a fonte principal, que são as memórias daqueles que vivenciaram o rádio durante a transmissão do Flama. Resultando, portanto, na construção de memória da Rádio Borborema e o entendimento da emissora sobre seu papel enquanto mídia local e por fim, a relevância da radionovela As Aventuras do Flama para a sociedade e história da radiofonia campinense, o que ao longo das descobertas se revelou um produto transmidiático que ampliou sua narrativa nos meios de comunicação da época e deu ao seu público formas diferentes de consumi-lo. |
Abstract: | The dissertation presented here tells, first and foremost, the story of a superhero who appeared in Campina Grande in the 1950s and continues his legacy to this day through multiple means of communication, passing through the senses and imagination of his audience. The radio soap opera As Aventuras do Flama had a story that told the adventures of the protagonist, the superhero Flama, who faced villains like Cicatriz and alien invasions, solving cases together with his team of friends Comissário, Bolão, Zito and his fiancée Eliana. The narrative has transcended various media and carries the legacy of one of the first national superheroes and the first from the state of Paraíba, thus contributing not only to regional but also national communication. Therefore, the aim of this dissertation is to present a chronology of the history of radio and immerse ourselves in the concepts of culture and cultural hybridism, as worked on by Canclini (1997), up until the heyday of national radio, surveying the passage of superhero stories over the airwaves and the sharing of these narratives, long before what Kinder (1993) defined as transmedia. Based on this bibliographical review, the methodology of the qualitative research will be introduced, using the methodology of Oral History aided by Documentary Analyses, to discover the main source, which are the memories of those who experienced radio during the broadcasting of Flama. This resulted in the construction of the memory of Rádio Borborema and the broadcaster's understanding of its role as a local media organisation and, finally, the relevance of the radio soap opera As Aventuras do Flama to society and the history of radio in Campinas, which, in the course of the findings, proved to be a transmedia product that expanded its narrative in the media of the time and gave its audience different ways of consuming it. |
Resumen: | La disertación que aquí se presenta cuenta, en primer lugar, la historia de un superhéroe que apareció en Campina Grande en la década de 1950 y continúa su legado hasta hoy a través de múltiples medios de comunicación, pasando por los sentidos y la imaginación de su público. La radionovela As Aventuras do Flama contaba las aventuras del protagonista, el superhéroe Flama, que se enfrentaba a villanos como Cicatriz y a invasiones alienígenas, resolviendo casos junto a su equipo de amigos Comissário, Bolão, Zito y su prometida Eliana. La narrativa ha trascendido varios medios de comunicación y lleva el legado de uno de los primeros superhéroes nacionales y el primero del estado de Paraíba, contribuyendo así no sólo a la comunicación regional, sino también a la nacional. Por lo tanto, el objetivo de esta disertación es presentar una cronología de la historia de la radio y sumergirnos en los conceptos de cultura e hibridismo cultural, trabajados por Canclini (1997), hasta el apogeo de la radio nacional, relevando el paso de las historias de superhéroes por las ondas y el intercambio de estas narrativas, mucho antes de lo que Kinder (1993) definió como transmedia. A partir de esta revisión bibliográfica, se introducirá la metodología de la investigación cualitativa, utilizando la metodología de la Historia Oral auxiliada por el Análisis Documental, para descubrir la fuente principal, que son los recuerdos de aquellos que vivieron la radio durante la emisión de Flama. El resultado fue la construcción de la memoria de Rádio Borborema y la comprensión de la emisora de su papel como medio de comunicación local y, por último, la relevancia de la radionovela As Aventuras do Flama para la sociedad y la historia de la radio en Campinas, que, a lo largo de los hallazgos, demostró ser un producto transmedia que amplió su narrativa en los medios de comunicación de la época y ofreció a su público diferentes formas de consumirla. |
Résumé: | La thèse présentée ici raconte avant tout l'histoire d'un super-héros qui est apparu à Campina Grande dans les années 1950 et qui continue à transmettre son héritage jusqu'à aujourd'hui par le biais de multiples moyens de communication, en passant par les sens et l'imagination de son public. Le feuilleton radiophonique As Aventuras do Flama racontait les aventures du protagoniste, le super-héros Flama, qui affrontait des méchants comme Cicatriz et des invasions extraterrestres, en résolvant des affaires avec son équipe d'amis Comissário, Bolão, Zito et sa fiancée Eliana. Le récit a transcendé plusieurs médias et porte l'héritage de l'un des premiers super-héros nationaux et du premier de l'État de Paraíba, contribuant ainsi à la communication non seulement régionale mais aussi nationale. L'objectif de cette thèse est donc de présenter une chronologie de l'histoire de la radio et de nous plonger dans les concepts de culture et d'hybridation culturelle, travaillés par Canclini (1997) jusqu'à l'apogée de la radio nationale, en surveillant le passage des histoires de super-héros sur les ondes et le partage de ces récits, bien avant ce que Kinder (1993) a défini comme étant le transmédia. Sur la base de cette revue bibliographique, la méthodologie de la recherche qualitative sera introduite, en utilisant la méthodologie de l'histoire orale aidée par des analyses documentaires, pour découvrir la source principale, qui sont les souvenirs de ceux qui ont vécu la radio pendant la diffusion de Flama. Cela a permis de construire la mémoire de Rádio Borborema et de comprendre le rôle du radiodiffuseur en tant qu'organisation médiatique locale et, enfin, la pertinence du feuilleton radiophonique As Aventuras do Flama pour la société et l'histoire de la radio à Campinas, qui, au fil des découvertes, s'est avéré être un produit transmédia qui a élargi sa narration dans les médias de l'époque et a donné à son public différentes façons de le consommer. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78017 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-3123-4320 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9370265605340855 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-2172-2355 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6732708640687417 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-8613-0687 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/2786546655441425 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_agbviana.pdf | 7,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.