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dc.contributor.advisorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Rafael do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-08-29T15:37:30Z-
dc.date.available2024-08-29T15:37:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rafael do Nascimento. Fatores motivacionais relacionados à permanência do discente na Universidade: um estudo com graduandos da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77959-
dc.description.abstractNot unlike other spheres of life, motivation plays an important role in the academic context. Therefore, research related to understanding the critical motivational factors associated with the student's stay at university may contribute to efficiency in the teaching and learning process. In this sense, the present quantitative work, with a descriptive approach, has the general objective of investigating the motivational factors that affect the retention of undergraduate students at the Federal University of Ceará. As a data collection instrument, a closed questionnaire consisting of two parts was used: the first part related to socioeconomic factors or questions from the researcher and the second part being formed by the academic motivation scale taken from the work of Guimarães and Bzuneck (2008) with 29 sentences grouped on a Likert scale from 1 to 4 points. As a focus, the research was applied at the Science Center Academic Unit. The electronic survey form was sent to the Management of the Science Center, and the survey was then sent to the news forum of the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The working population is made up of 3053 active students, distributed among the 15 courses offered by the Science Center. It presented feedback obtained from 196 respondents, representing 6.41% of the research universe, thus considering the sample size. The estimation error of this research was in the order of 6.6 pp (percentage points). The extrinsic motivation- integrated regulation factor (average 3.38) was considered the critical motivational factor for students to remain at the university. In the general context, students do not appear unmotivated, with the average value found being 1.44. In relation to intrinsic motivation, the average value found corresponds to 2.74. Considering the different undergraduate courses evaluated, only the identified extrinsic motivation-regulation factor showed a statistically significant difference, with a significance level of 5% (p-value = 0.022) in the multiple comparison. In relation to the semester attended, it was observed that the longer the time at the institution, the greater the demotivation and students in the standard time are more intrinsically motivated. The use of exploratory factor analysis indicated, from the 29 variables studied, the emergence of seven factors that explain 61.64% of the total data variability. The Cronbach's alpha value revealed adequate internal consistency, with a value of 0.730, referring to the 29 items of the scale.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFatores motivacionais relacionados à permanência do discente na Universidade: um estudo com graduandos da Universidade Federal do Ceará (UFC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNão muito diferente de outras esferas da vida, a motivação desempenha um papel importante no contexto acadêmico. Portanto, pesquisas relacionadas a entender os fatores críticos motivacionais associados à permanência do discente na universidade, poderão contribuir para a eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho de caráter quantitativo, com abordagem descritiva, tem como objetivo geral investigar os fatores motivacionais que afetam na permanência dos discentes de graduação da Universidade Federal do Ceará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário fechado constituído por duas partes: a primeira parte relacionada a fatores socioeconômicos ou questionamentos do pesquisador e a segunda parte sendo formada pela escala de motivação acadêmica retirado do trabalho de Guimarães e Bzuneck (2008) com 29 sentenças agrupadas em uma escala tipo Likert de 1 a 4 pontos. Como recorte, a pesquisa foi aplicada na Unidade Acadêmica Centro de Ciências. O formulário eletrônico da pesquisa foi encaminhado à Direção do Centro de Ciências, para na sequência ser enviado no fórum de notícias do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) a pesquisa. A população do trabalho é formada por 3053 discentes ativos, distribuídos entres os 15 cursos ofertados pelo Centro de Ciências. Apresentou um retorno obtido de 196 respondentes, representando 6,41% do universo da pesquisa, sendo considerado assim o tamanho da amostra. O erro de estimativa desta pesquisa foi na ordem de 6,6 pp (pontos percentuais). O fator motivação extrínseca-regulação integrada (média 3,38) foi considerado o fator crítico motivacional para permanência dos discentes na universidade. No contexto geral os discentes não se apresentam desmotivados, pelo valor de média encontrado de 1,44, já em relação a motivação intrínseca, o valor médio encontrado corresponde a 2,74. Considerando os diferentes cursos de graduação avaliados, apenas o fator motivação extrínseca-regulação identificada, apresentou diferença estatisticamente significativa, para nível de significância de 5% (p-valor = 0,022) na comparação múltipla. Em relação ao semestre cursado, foi observado que quanto mais tempo na instituição, maior será a desmotivação e os discentes no tempo padrão apresentam-se mais motivados intrinsecamente. O uso da análise fatorial exploratória, indicou, a partir das 29 variáveis estudadas, o surgimento de sete fatores que explicam 61,64% da variabilidade total dos dados. O valor do alfa de Cronbach revelou consistência interna adequada, com um valor de 0,730, referente aos 29 itens da escala.pt_BR
dc.subject.ptbrMotivação acadêmicapt_BR
dc.subject.ptbrRetenção universitáriapt_BR
dc.subject.ptbrTeoria da Autodeterminaçãopt_BR
dc.subject.enAcademic motivationpt_BR
dc.subject.enSelf-determination Theorypt_BR
dc.subject.enUniversity retentionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4274-1328pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8322161937492742pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3697-0506pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5234277371908895pt_BR
local.date.available2024-08-29-
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