Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77946
Tipo: Dissertação
Título: Política de ações afirmativas de ingresso nos cursos stricto sensu do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará: uma avaliação em profundidade
Autor(es): Feitosa, Francisco Renê Fernandes
Orientador: Braz, Milena Marcintha Alves
Palavras-chave em português: Ações afirmativas;Cotas universitárias;Direito à educação;Pós-graduação
Palavras-chave em inglês: Affirmative actions;University quotas;Right to education;Postgraduate studies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: FEITOSA, Francisco Renê Fernandes. Política de ações afirmativas de ingresso nos cursos stricto sensu do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará: uma avaliação em profundidade. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: As políticas públicas que objetivam a democratização da Educação Superior no Brasil, sob a premissa da formação integral do estudante, incentivaram a criação de ações afirmativas voltadas ao ingresso de pós-graduandos nas suas universidades públicas. Nesse sentido, a pesquisa tem como propósito realizar uma avaliação da trajetória das ações afirmativas de ingresso implementadas nos Programas de Pós graduação do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, no município de Fortaleza, entre os anos de 2021 e 2023. Segue-se na pesquisa uma abordagem qualitativa, com aporte quantitativo eventual, com base no paradigma da Avaliação em Profundidade defendido por Rodrigues (2008), objetivando a utilização de entrevistas estruturadas e a análise de conteúdo para a captação dos sentidos e dos caminhos da política em foco, incluindo a análise de documentos oficiais que regulamentam a política. Desenvolve-se, ademais, o exame de categorias analíticas relevantes ao tema pesquisado como racismo estrutural, pobreza, pessoas com deficiência, povos originários, debate étnico-racial, dentre outras. Conclui-se que a política de cotas no âmbito do Centro universitário pesquisado, apesar dos avanços, necessita de melhor desenvolvimento, sobretudo para que se fortaleça e possa promover a permanência dos estudantes beneficiados. Faz-se necessário, nesse âmbito, maior atenção com relação a fraudes às vagas para cotistas, treinamentos para bancas de heteroidentificação e proteção ao bem-estar dos cotistas na instituição pesquisada.
Abstract: Public policies that aim to democratize Higher Education in Brazil, under the premise of comprehensive student training, encouraged the creation of affirmative actions aimed at the entry of postgraduate students into their public universities. In this sense, the research aims to carry out an evaluation of the trajectory of affirmative admission actions implemented in the Postgraduate Programs of the Humanities Center of the Federal University of Ceará, in the city of Fortaleza, between the years 2021 and 2023. Continue in the research uses a qualitative approach, with occasional quantitative input, based on the In-Depth Assessment paradigm defended by Rodrigues (2008), aiming to use structured interviews and content analysis to capture the meanings and paths of the policy in focus, including the analysis of official documents that regulate the policy. Furthermore, the examination of analytical categories relevant to the researched topic is developed, such as structural racism, poverty, people with disabilities, indigenous peoples, ethnic-racial debate, among others. It is concluded that the quota policy within the researched university center, despite advances, needs better development, especially so that it can be strengthened and can promote the retention of benefiting students. In this context, greater attention is needed regarding fraud in vacancies for quota holders, training for hetero-identification boards and protection of the well-being of quota holders in the researched institution.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77946
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0210777354890360
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1462998335310020
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_frffeitosa.pdfDISSERTAÇÃO1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.