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dc.contributor.advisorDias, Nilena Brito Maciel-
dc.contributor.authorCoelho, Victor de Almeida-
dc.date.accessioned2024-08-27T17:38:50Z-
dc.date.available2024-08-27T17:38:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOELHO, Victor de Almeida. Estudo da implementação de um ônibus elétricos e estacionamento elétrico a base de sistema fotovoltaico na UFC Campus Sobral, 2022. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal da Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77923-
dc.description.abstractWith the growing demand for electric power and the progressive search for network users generating their own power, the photovoltaic scenery had a giant leap in adoption by part of the population. The electric vehicles scenery in the global scope can enrich even more the search for the implementation of distributed generation, because with their insertion in the electric grid the demand for electric power is going to increase expressively. However, this implementation can bring some undesirable problems to public network, even if they are in a small proportion, mostly in the peak hour for demand. By means of this, the present paper has as its main purpose to present a technical proposal to mitigate this problem of the growing demand to the power utilities, generated by the increase of this demand for electric vehicles in the vehicle fleet. The solution that is going to be pointed out will be by means of the installation of photovoltaic systems integrated to parking lots, working as charging stations to electric vehicles. Along with this there is also the objective of improving the comfort and the access by the population, with an implementation of an electric bus, rechargeable by solar energy. Studies will be conducted on various sceneries of electric vehicles insertion, to then select the most viable system to be installed. The methodology will be applied in Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral. In view of this, an analysis of 3 possible scenarios was carried out with solar energy-based parking and spaces for electric buses and spaces for electric cars, where all were positive in addition to producing surpluses that can be used as credits for the institution. . In addition, parking provides shade for vehicles, contributes to less pollution of the environment, improves accessibility for university students who use the bus and serves as an incentive for the population to purchase this type of vehicle.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo da implementação de um ônibus elétricos e estacionamento elétrico a base de sistema fotovoltaico na UFC Campus Sobralpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a crescente demanda de energia elétrica e a busca progressiva de usuários da rede gerarem sua própria energia, o cenário fotovoltaico passou a ter um aumento na adesão por parte da população. O cenário dos veículos elétricos no âmbito mundial pode enriquecer mais ainda a procura da implementação de geração distribuída, pois com a inserção dos mesmos na rede elétrica a demanda por energia elétrica irá aumentar expressivamente. Porém essa implementação pode trazer alguns problemas indesejáveis para a rede pública, principalmente no horário de pico de demanda. Por meio disso, este trabalho tem como principal finalidade apresentar uma proposta técnica de carregamento dos veículos elétricos por meio da energia solar para mitigar este problema de aumento de demanda para as concessionárias de energia, gerado pelo acréscimo dessa demanda de veículos elétricos na frota veicular. A solução apontada se dá por meio da instalação de sistemas fotovoltaicos integrados aos estacionamentos, servindo como estações de carregamento para veículos elétricos. Junto a isto também está o objetivo de melhorar a comodidade e acesso população com uma implementação de um ônibus elétrico, recarregável via energia solar. Serão feitos estudos em cima de diversos cenários de inserção de veículos elétricos, para assim selecionar o sistema mais viável a ser instalado. A metodologia será aplicada na Universidade Federal do Ceará – UFC, Campus Sobral. Diante disso, foi feita uma análise de 3 possíveis cenários com o estacionamento a base de energia solar e a vagas para o ônibus elétricos e vagas para carros elétricos, onde todos se mostraram positivos além de produzirem excedentes que podem ser utilizados como créditos para a instituição. Além disso, o estacionamento proporciona sombreamento para os veículos, contribui para a menor poluição do meio ambiente, melhora a acessibilidade dos universitários que usufruem do ônibus e serve como incentivo para a população adquirir esse tipo de veículo.pt_BR
dc.subject.ptbrVeículos elétricospt_BR
dc.subject.ptbrSistemas fotovoltaicospt_BR
dc.subject.ptbrEstações de carregamentopt_BR
dc.subject.enElectric vehicles.pt_BR
dc.subject.enPhotovoltaic systemspt_BR
dc.subject.enCharging Stationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7268018241106369pt_BR
local.date.available2024-
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