Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77907
Tipo: Tese
Título: Macbeth e a adaptação do herói trágico shakespeariano no cinema
Autor(es): Ribeiro, Raquel Ferreira
Orientador: Silva, Carlos Augusto Viana da
Palavras-chave em português: Adaptação fílmica;Shakespeare;Macbeth;Justin Kurzel;Herói trágico
Palavras-chave em inglês: Film adaptation;Tragic hero
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2022
Citação: RIBEIRO, Raquel Ferreira. Macbeth e a adaptação do herói trágico shakespeariano no cinema. Orientador: Carlos Augusto Viana da Silva. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Macbeth de William Shakespeare apresenta um protagonista que inicia a peça como homem honrado e respeitado, mas se transforma em um tirano violento que traz instabilidade à Escócia. O guerreiro Macbeth está entre os personagens shakespearianos cuja trama da peça o aproxima mais dos elementos que caracterizam o herói trágico clássico do que as demais tragédias de Shakespeare. O objetivo geral deste trabalho é discutir sobre o personagem do herói trágico na peça Macbeth (Charlton, 1948; Bradley, 2009; Campbell, 2009; Wells, 2017) e investigar a adaptação do personagem para o cinema na produção Macbeth: Ambição e Guerra (2015) do australiano Justin Kurzel. Apresentamos um parâmetro sobre estudos da tragédia e do elemento trágico clássico (Aristóteles, 2014; Nietzsche, 2007; Steiner, 2010; Cardoso 2005) sobre a construção dos heróis trágicos shakespearianos que podem ser identificados nas produções cinematográficas. As discussões sobre adaptações fílmicas identificam nova construção de sentido, tomando o diretor/produtor como leitor da obra original que adapta a narrativa em sequências de imagens (Cattrysse, 2014; Bordwell, et al. 2017; Diniz, 1999; Lefevere, 2007; Hutcheon, 2013). As discussões em torno de adaptações fílmicas reforçam a ideia de que o texto literário não prescreve o caminho a ser seguido por quem o adapta, de modo que a literatura serve apenas como ponto de partida e não de chegada. Esse tipo de abordagem atribui um processo criativo e transformador ao ato de adaptar uma obra literária e que oferece ao público do cinema um novo texto. Ao longo do texto são trabalhados os conceitos de filme shakespeariano, tragédia shakespeariana, herói trágico shakespeariano e analisamos cenas específicas que apontam para criação dos envolvidos na produção de Macbeth: Ambição e Guerra no intuito de discutir uma releitura do herói trágico shakespeariano Macbeth nessa adaptação em particular que apresenta características específicas de uma visão do personagem própria do século XXI.
Abstract: William Shakespeare's Macbeth features a protagonist who begins the play as an honorable and respected man, but turns into a violent tyrant who brings instability to Scotland. The warrior Macbeth is among the Shakespearean characters whose plot brings him closer to the elements of the classic tragic hero than other Shakespearean tragedies. The general goal of this work is to discuss the character Macbeth as a tragic hero (Charlton, 1948; Bradley, 2009; Campbell, 2009; Wells, 2017) and to investigate the character’s adaptation for the theaters in the production Macbeth (2015) by Australian director Justin Kurzel. We present review on studies of tragedy and classical tragic element (Aristóteles, 2014; Nietzsche, 2007; Steiner, 2010; Cardoso 2005); and also about the building of Shakespearean tragic hero that can be identified in cinematographic productions. Discussions about film adaptations identify a new meaning construction, taking the director/producer as a reader of source work that adapts plot into sequences of images (Cattrysse, 2014; Bordwell, et al. 2017; Diniz, 1999; Lefevere, 2007; Hutcheon , 2013). Discussions around film adaptations reinforce the idea that the literary text does not prescribe the path to be followed by those who adapt it, so that literature serves only as a starting and not an arrival point. This type of approach attributes a creative and transformative process to the act of adapting a literary work and offers big screen audiences a new text. Throughout this work, we present concepts of Shakespearean film, Shakespearean tragedy, Shakespearean tragic hero and we analyze specific scenes that indicates the creation of those involved in Macbeth (2015) production in order to discuss a reinterpretation of Shakespearean tragic hero Macbeth in this adaptation that presents specific features of the character in a 21st century view.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77907
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7656125811892155
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-1962-8805
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3316600178531895
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_rfribeiro.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.