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dc.contributor.advisorCollaço, Flávia Mendes de Almeida-
dc.contributor.authorLima, Mateus Valquiro Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-27T12:56:16Z-
dc.date.available2024-08-27T12:56:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Mateus Valquiro Pereira. Cenários de custo e de emissões de CO2 do transporte público de Fortaleza (CE) : estudo de caso da adoção do hidrogênio verde. 2024. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77904-
dc.description.abstractThis research aimed to quantify the costs of bus fares and Greenhouse Gas (GHG) emissions for the year 2030 in Fortaleza, considering two scenarios: i) one that maintains the use of the current fleet's fuel (diesel); and ii) another in which the fleet would be completely replaced by one powered by green hydrogen. To achieve this, the methodology developed by the Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), from the Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) at USP, was adopted for calculating the unitary value of public transportation fares. Three typologies of projection assumptions were considered. The first took into account the exclusive use of the NEC method, resulting in a value of 14,43 reais for hydrogen and 4,78 reais for diesel. The second adopted a fare adjustment based on the historical series provided by ETUFOR, resulting in a projected fare of 7,08 reais in 2030 for diesel and 16,32 reais for hydrogen. The third projection assessed a hypothetical scenario of implementing a carbon market and associated, in the passengers' final fare, a cost/subsidy for CO2 emissions for each fuel, considering the total avoided emission value until 2030. Considering the replacement of the diesel fleet with one powered by green hydrogen, the city's public transportation would avoid emitting about 151 thousand tons of CO2, resulting in values of 12,98 reais in 2030 for diesel and 10,42 reais for hydrogen. Moreover, assuming the scenario where hydrogen benefits from a carbon footprint discount and diesel is penalized, in 2029, the fare rate for hydrogen already becomes more economical than diesel: for the year 2030, the fare is 10,42 reais for hydrogen and 12,98 reais for diesel. Faced with the inferences from the proposed scenarios, the suggested horizon for 2030 is short-term but already demonstrates that hydrogen use is promising and competitive in the long run. If we consider the third typology, the use of hydrogen as fuel becomes competitive in 2029, presenting a two-reais difference for residents of Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCenários de custo e de emissões de CO2 do transporte público de Fortaleza (CE) : estudo de caso da adoção do hidrogênio verdept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo quantificar os custos da tarifa de ônibus e as emissões de Gases de Efeito Estufa para o ano de 2030 em Fortaleza, considerando dois cenários: i) um que mantém o uso do combustível atual da frota (diesel); e ii) outro no qual a frota seria totalmente substituída por uma movida a hidrogênio verde. Para tanto, adotou-se a metodologia desenvolvida pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, para o cálculo do valor unitário da tarifa de transporte público. 3 tipologias de premissas de projeções foram consideradas. A primeira levou em consideração a utilização exclusiva do método NEC, culminaram no valor de 14,43 reais para o hidrogênio e 4,78 reais para o diesel. A segunda adotou uma correção tarifária com base na série histórica fornecida pela ETUFOR, resultando em uma tarifa projetada de 7,08 reais em 2030 para o diesel e em 16,32 reais para o hidrogênio. A terceira projeção avaliou um cenário hipotético de implementação de um mercado de carbono, e associou, na tarifa final dos passageiros, um custo/subsídio as emissões de CO2 para cada combustível considerando valor total de emissão evitada até 2030. Ao considerar a substituição da frota a diesel por uma movida a hidrogênio verde, o transporte público da cidade deixaria de emitir cerca de 151 mil toneladas de CO2, obtendo os valores de 12,98 reais em 2030 para o diesel e em 10,42 reais para o hidrogênio. Ademais, admitindo o cenário onde o hidrogênio serve-se do desconto da pegada de carbono e o diesel é penalizado, em 2029 a taxa da tarifa para o hidrogênio já se torna mais econômica que a do diesel: para o ano 2030 tem-se a tarifa de 10,42 reais para o hidrogênio e para o diesel de 12,98 reais. Diante das inferências dos cenários propostos, o horizonte sugerido para 2030 é de curto prazo, mas já apresenta que a utilização do hidrogênio é promissora e competitiva a longo prazo. Se considerarmos a terceira tipologia, o uso do hidrogênio como combustível já se torna competitivo em 2029, apresentando uma diferença de dois reais para o fortalezense.pt_BR
dc.subject.ptbrEmissão de dióxido de carbonopt_BR
dc.subject.ptbrCenários de descarbonizaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.ptbrMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.ptbrCO2pt_BR
dc.subject.enCO2pt_BR
dc.subject.enDecarbonization scenariospt_BR
dc.subject.enClimate changept_BR
dc.subject.enUrban mobilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9630295196907549pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0337493313205988pt_BR
local.date.available2024-08-27-
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