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Tipo: Dissertação
Título: Assistência estudantil na Universidade Federal do Ceará: avaliação do Programa de Residência Universitária
Autor(es): Oliveira, Saullo Pereira de
Orientador: Araújo, Adriana Castro
Palavras-chave em português: Assistência estudantil;Avaliação;Residência universitária
Palavras-chave em inglês: Student assistance;Assessment;University residence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: OLIVEIRA, Saullo Pereira de. Assistência estudantil na Universidade Federal do Ceará: avaliação do Programa de Residência Universitária. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O cenário do Ensino Superior no Brasil alterou-se profundamente nas primeiras décadas do século XXI, como resultado de políticas públicas de ampliação do acesso implantadas pelo governo federal. O aumento no quantitativo de vagas possibilitou o ingresso na Universidade de camadas antes excluídas deste nível de ensino. Para os que ingressam, emerge a problemática da qualidade e da permanência, uma vez que só o acesso não é suficiente, é preciso garantir o desenvolvimento do estudante em sua trajetória acadêmica. O Decreto nº7.234, de 19 de julho de 2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), foi criado em resposta ao problema da falta de condições favoráveis à permanência no ensino superior de estudantes de baixa renda no contexto da grande expansão das instituições públicas federais e das políticas afirmativas. O Programa de Residência Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), financiado pelo Programa Nacional de Assistência ao Estudante (PNAES), tem como objetivos principais viabilizar a permanência dos estudantes com dificuldades socioeconômicas nos cursos presenciais de graduação desta instituição de ensino, assegurando-lhes moradia, alimentação de qualidade e buscando facilitar o acesso aos programas e unidades de saúde da instituição; e propiciar condições que favoreçam o desempenho acadêmico entre outros. Considerando a importância do programa de residência universitária para democratizar as condições de acesso e permanência da universidade, surge o seguinte questionamento que norteia esta pesquisa: qual a eficácia do Programa de Residência Universitária da UFC? Como objetivo geral do presente estudo, pretendeu-se avaliar a eficácia do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal do Ceará com foco na área da moradia estudantil, especificamente a realidade das residências universitárias nos campi de Fortaleza. A relevância desta pesquisa consiste no fato de que os resultados deste estudo serão fundamentais para sugestões de melhorias ao Programa de Residência Universitária, no âmbito da assistência estudantil da UFC. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório descritiva de abordagem quali-quantitativa, alicerçada numa pesquisa bibliográfica, de campo e documental. A coleta dos dados deu-se a partir da aplicação de questionário e observação direta. Os resultados evidenciam a influência positiva do programa nos índices de permanência, contudo, faz-se necessário melhorar a infraestrutura das residências a fim de propiciar melhores condições para o desempenho acadêmico dos residentes, facilitar o acesso aos programas e unidades de saúde da instituição, como apoio pedagógico e apoio psicológico, e melhorar o estímulo ao espírito de cidadania e de coletividade com o intuito de reduzir os conflitos entre os residentes. Conclui-se que o Programa de Residência Universitária cumpre em parte os objetivos a que se propõe, contribuindo de forma direta para a redução da evasão na UFC, para o desempenho acadêmico satisfatório e o êxito estudantil dos beneficiados pela política pública educacional em questão.
Abstract: The Higher Education scenario in Brazil changed profoundly in the first decades of the 21st century, as a result of public policies to expand access implemented by the federal government. The increase in the number of vacancies made it possible for groups previously excluded from this level of education to enter the University. For those who enter, the problem of quality and permanence emerges, since access alone is not enough, it is necessary to guarantee the student's development in their academic trajectory. Decree No. 7,234, of July 19, 2010, which established the National Student Assistance Program (PNAES), was created in response to the problem of the lack of favorable conditions for low-income students to remain in higher education in the context of large expansion of federal public institutions and affirmative policies. The University Residency Program of the Federal University of Ceará (UFC), financed by the National Student Assistance Program (PNAES), has as its main objectives to enable students with socioeconomic difficulties to remain in face-to-face undergraduate courses at this educational institution, ensuring that they housing, quality food and seeking to facilitate access to the institution's health programs and units; and provide conditions that favor academic performance, among others. Considering the importance of the university residency program to democratize the conditions of access and permanence at the university, the following question arises that guides this research: how effective is the UFC University Residency Program? The general objective of this study was to evaluate the effectiveness of the University Residency Program at the Federal University of Ceará with a focus on the area of student housing, specifically the reality of university residences on the Fortaleza campuses. The relevance of this research lies in the fact that the results of this study will be fundamental for suggestions for improvements to the University Residency Program, within the scope of UFC student assistance. This is an exploratory, descriptive research with a qualitative-quantitative approach, based on bibliographical, field and documentary research. Data collection took place through the application of a questionnaire and direct observation. The results show the positive influence of the program on retention rates, however, it is necessary to improve the infrastructure of the residences in order to provide better conditions for the academic performance of residents, facilitate access to the institution's programs and health units, such as pedagogical support and psychological support, and improve the stimulation of the spirit of citizenship and community with the aim of reducing conflicts between residents. It is concluded that the University Residency Program partially fulfills its proposed objectives, contributing directly to the reduction of dropouts at UFC, to the satisfactory academic performance and student success of those benefiting from the public educational policy in question.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77864
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0007-2430-7188
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7145538287985259
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7739-0471
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9105732661300720
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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