Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Francisco Willams Ribeiro-
dc.contributor.authorGomes, Daniela Bezerra de Menezes-
dc.date.accessioned2024-08-21T19:28:08Z-
dc.date.available2024-08-21T19:28:08Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOMES, Daniela Bezerra de Menezes. O ensino de sociologia nos itinerários formativos das escolas de ensino médio em tempo integral no Ceará. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77820-
dc.description.abstractThe present research work analyzes how Sociology manifests itself in the composition of the formative itineraries offered in the final stage of Basic Education within the context of the New High School in Secondary Education in Full-Time High Schools (EEMTI) in the state of Ceará. More specifically, it investigates how the theories, concepts and themes of Sociology are expressed in the Elective Curricular Unit (UCE) entitled Sociology for Enem. As a contribution, this work also provides a booklet aimed at mitigating the absence of structured teaching material and supporting teaching practice, mobilizing sociological concepts and teaching resources that integrate the field of sociological knowledge with other areas of knowledge. Considering the agents directly involved in the Brazilian curriculum organization, through the High School Reform, the research was conducted based on a theoretical framework that exposes the fronts of action and the position of the corresponding agencies and agents in the private and/or private sectors representing international financial organizations in the process of reconfiguring the curricular architecture of state departments. As a result, the research presents the objectives and scope of Brazilian public educational policies in the context of the New High School, considering the challenges imposed by the reorganization of curricula to meet global logic and the possibilities that may arise as a perspective for the human emancipation of students. The methodology applied in this work is characterized as qualitative, through the application of an online or face-to-face questionnaire with teachers who taught the UCE - Sociology for Enem, in the year 2022, in the state education network of the state of Ceará. Based on the reports of the surveyed teachers, it can be observed that the proposal to work with the UCE - Sociology for Enem goes beyond the concept of restricted and unilateral teaching, disseminated by the Secondary Education Reform which, in general terms, promotes and defends the idea of teaching with an emphasis on the world of work and the hegemony and hierarchization of subjects due to the overvaluation of Mathematics and Portuguese, including applying this interpretation to the diverse part of the curriculum. In practice, UCE - Sociology for Enem proposes to act in the political-citizen training of young people and in defense of an education that seeks the human emancipation of students. Finally, the research aims to alleviate the relative skepticism that scares Sociology about the impossibility of reversing the condition of hierarchization of knowledge, highlighting the possibilities of mobilizing training itineraries with a view to strengthening the pedagogical identity of the discipline and the teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de sociologia nos itinerários formativos das escolas de ensino médio em tempo integral no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrpresente trabalho de pesquisa analisa como a Sociologia se apresenta na composição dos itinerários formativos ofertados na etapa final da Educação Básica no contexto do Novo Ensino Médio em Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) no estado do Ceará. De modo mais específico, investiga como as teorias, conceitos e temas da Sociologia se expressam na Unidade Curricular Eletiva (UCE) intitulada Sociologia para o Enem. Como contribuição, este trabalho também traz um fascículo que visa mitigar a ausência de material didático estruturado e subsidiar a prática docente, mobilizando conceitos sociológicos e recursos didáticos que integram o campo do saber sociológico com as demais áreas do conhecimento. Considerando os agentes que participam diretamente da organização curricular brasileira, mediante a Reforma do Ensino Médio, a pesquisa foi realizada com base em um referencial teórico que trata de expor as frentes de atuação e a posição das agências e agentes correspondentes dos setores privados e/ou que representam os organismos financeiros internacionais no processo de reconfiguração da arquitetura curricular das secretarias estaduais. Em função disso, a pesquisa apresenta os objetivos e alcance das políticas públicas educacionais brasileiras diante do contexto do Novo Ensino Médio, considerando os desafios impostos pela reorganização dos currículos para atender à lógica global e as possibilidades que possam surgir como perspectiva da emancipação humana dos estudantes. A metodologia aplicada neste trabalho caracteriza-se como qualitativa, por meio de aplicação de questionário online ou de modo presencial, com os professores que ministraram a UCE - Sociologia para o Enem, no ano de 2022, na rede estadual de educação do estado do Ceará. Com base nos relatos dos professores pesquisados, pode-se constatar que a proposta de trabalhar com a UCE - Sociologia para o Enem ultrapassa a concepção de ensino restrito e unilateral, difundida pela Reforma do Ensino Médio que, em linhas gerais, propala e defende a ideia de um ensino com ênfase no mundo do trabalho e na hegemonia e hierarquização das disciplinas em função da supervalorização da matemática e português, inclusive aplicando essa interpretação na parte diversificada do currículo. Na prática, a UCE - Sociologia para o Enem se propõe a atuar na formação político-cidadã dos jovens e pela defesa de uma educação que busque a emancipação humana dos estudantes. Por fim, a pesquisa objetiva amenizar o relativo ceticismo que afugenta a Sociologia acerca da impossibilidade de reverter a condição de hierarquização dos saberes, evidenciando as possibilidades de mobilização dos itinerários formativos na perspectiva de fortalecer a identidade pedagógica da disciplina e do professor.pt_BR
dc.title.enTeaching sociology in the training itineraries of full-time high schools in Cearápt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de sociologiapt_BR
dc.subject.ptbrNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.ptbrEscolas de Ensino Médio em Tempo Integralpt_BR
dc.subject.ptbrItinerários formativospt_BR
dc.subject.enTeaching sociologypt_BR
dc.subject.enNew High Schoolpt_BR
dc.subject.enFull-Time High Schoolspt_BR
dc.subject.enTraining itinerariespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1108809736045983pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9979-0174pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2013733954175934pt_BR
local.date.available2024-08-21-
Aparece nas coleções:PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_dbmgomes.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.